Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM é premiada com sete selos por ações de impacto aos objetivos sustentáveis da ODS

Premiação aconteceu em São Paulo e reuniu 39 instituições de todo país.

Na tarde da última terça-feira (05), a UFSM recebeu sete Selos ODS EDU, como reconhecimento do impacto das ações universitárias da instituição em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são um processo de cooperação internacional em busca de desenvolvimento sustentável. Ao todo, somam-se 17 objetivos e 169 metas que fazem parte da Agenda 2030, um apelo global à ação para, coletivamente, dissociar o crescimento econômico da pobreza, da desigualdade e das mudanças climáticas. Esta é a segunda vez que a universidade marca presença no evento, realizado pelo Instituto Selo Social, UNB2030 e GTAgenda2030. O objetivo da ação é, além de reconhecer, fomentar a participação de instituições de ensino em iniciativas que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, da ONU.

Cerimônia reuniu 39 instituições comprometidas com a Agenda 2030.

A instituição anfitriã deste ano foi a Universidade Estadual Paulista (UNESP), enquanto a cerimônia de reconhecimento ocorreu na Escola Paulista da Magistratura (EPM), localizada na capital paulista. Nesta edição, a UFSM foi representada por Alice Neocatto, chefe de Apoio a Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), acompanhada por Kawê Veronezi, egresso do curso de Relações Públicas. Em entrevista, Alice comentou sobre a importância do reconhecimento no evento, que estimula a continuidade de ações semelhantes na instituição, gerando mais transformação social e impacto na comunidade. “[o reconhecimento] demonstra o compromisso da UFSM com um pacto global da Agenda 2030, além de reconhecer a UFSM como promotora dos ODS entre instituições de ensino de todo país”, comenta.

Nesta segunda edição do Selos ODS EDU, foram identificados 889 impactos sociais em todo o país, por meio de 360 projetos desenvolvidos por 39 unidades de ensino, referentes ao ano de 2023. Desse mote, a UFSM representa 28 impactos, distribuídos em sete projetos de extensão: Incubadora Social (2), Polifeira do Agricultor (4), Espaço Multiprofissional Casa Verônica (3), Telhado verde no Jardim Botânico (4), Planetário (2), Observatório de Direitos Humanos (8) e Geoparques (5). Com esses dados, a UFSM se destaca como a sexta mais impactante da região sul do país, dentre as 12 instituições cadastradas. Alice realça esse dado, entendendo que “os ODS são transversais e o desafio é articular com suas atividades e criar redes de colaboração com outras organizações, prefeituras, setor empresarial – o que está diretamente ligado ao potencial extensionista da instituição”.

Alice Neocatto durante recebimento dos Selos, representando a UFSM.

Além da ação dos projetos de extensão, outras iniciativas da instituição são marcantes para o recebimento dos selos. “Aspectos relacionados à gestão também são avaliados”, destaca Alice, fazendo referência à rotinas internas de combate à desigualdade, sustentabilidade e cidadania dentro da estrutura da UFSM. O recebimento dos selos também é resultado de ações realizadas desde 2019, de forma a gerar impacto dentro e fora da universidade: “demonstra que a instituição tem um caminho trilhado e que está conectada com temas relevantes como a sustentabilidade, a cidadania global como impulsionadora da educação transformadora a partir dos ODS”.

Ainda durante a sessão de premiação, ocorreu uma mesa redonda que abordou “Diálogos sobre os ODS na Educação”, com a presença de representantes da Comissão Nacional Para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), Instituto Selo Social, Rede Temática de Extensão UNESP Agenda 2030, Rede Estratégia ODS, UNB2030 e Programa Cidades Sustentáveis. A cerimônia completa pode ser assistida na transmissão. Para conhecer e acompanhar o evento, é possível acessar o site e o Instagram do Selos ODS EDU.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Matheus Lenarth, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE