
Uma tarde de sol, lazer, sorrisos e encontros. Essa é uma das descrições possíveis para a edição deste domingo, 8 de junho, do Viva o Campus, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento reuniu cerca de 19 mil pessoas e contou com a participação de diferentes projetos e programas extensionistas em uma das ações de celebração dos 50 anos de extensão na Universidade.
Sessões lotadas no Planetário da UFSM e filas para participar da “coelhoterapia” do LabCuni — essas foram algumas das ações de destaque do dia, além de atividades de pintura e da entrega de certificados de “mini-extensionistas” para crianças. A edição especial do Viva o Campus serviu para consolidar novamente o espaço acadêmico como um lugar de acolhimento e troca comunitária.
A organização das atividades foi realizada de forma colaborativa por um grupo de estudantes da disciplina de Gestão de Eventos do curso de Relações Públicas da UFSM, sob coordenação da professora Fernanda Sagrilo Andres. A preparação do evento foi feita em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), por meio da colaboração da técnica em assuntos educacionais Rone Maria Rachele e da estagiária Eduarda Kenner.

O Pré-Universitário Popular Alternativa (Pupa) foi um dos programas de extensão presentes, com uma exposição fotográfica em comemoração aos 25 anos da iniciativa e a oficina de mandalas “Tecendo saberes e construindo alternativas”.
O Viva o Campus também teve as tradicionais ações da PoliFeira do Agricultor, do Jardim Botânico, do Projeto Hangar, da Mostra Morfo e do Acervo Artístico da UFSM. O evento contou ainda com um brechó do Projeto Zelo e com a apresentação do DJ Gabbe, estudante de Relações Públicas da Universidade.
“Os resultados do evento foram bastante positivos: o público participou de forma expressiva; a programação foi diversa e bem recebida; e houve um retorno muito favorável da comunidade, em especial das crianças. Foi, sem dúvida, uma experiência rica de aprendizado, troca e visibilidade para os projetos e cursos da Universidade”, avaliou Fernanda Sagrilo Andres.
A professora destacou a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão durante o evento. Fernanda também agradeceu o trabalho dos estudantes Estevan Maria Dal’Osto, Lara Nogueira, Luisa Mabilia, Maria Isabel Innocente e Mariana Lopes, que participaram da organização.

Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE).
Revisão: Catharina Viégas de Carvalho, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE).
Agenda 2030 na UFSM
A ação de extensão apresentada neste texto se alinha aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.



