Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Censo da Extensão: PRE inicia levantamento de ações extensionistas da UFSM

Objetivo é reunir dados e informações para subsidiar políticas institucionais de avaliação, fomento e gestão



A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) iniciou um levantamento das ações extensionistas promovidas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A iniciativa, batizada de “Censo da Extensão da UFSM”, pretende reunir dados quantitativos e qualitativos como alternativa para identificar os impactos da extensão universitária e subsidiar políticas institucionais de avaliação, fomento e gestão. Os resultados serão organizados em um Atlas da Extensão da UFSM.

O Censo da Extensão envolve coordenadores(as) de ações de extensão, estudantes bolsistas e representantes das comunidades que receberam essas ações. Entre os pontos a serem abordados na coleta estão: localização territorial, públicos impactados, fontes de financiamento, articulação com ensino, pesquisa e inovação, desafios e impacto e potencial de transformação social. 

O mapeamento também busca investigar os processos de curricularização da extensão e os principais desafios que envolvem sua implementação nos cursos de graduação.

A primeira etapa do censo terá como foco exclusivo as ações fomentadas pela PRE em 2024, realizadas por meio dos editais do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), do Território Imembuy, do Observatório de Direitos Humanos (ODH), dos Comitês Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) e da Casa Verônica. 

Para a realização da coleta de dados, a PRE realizou a seleção de 20 bolsistas de cursos de graduação e pós-graduação. Esses discentes serão responsáveis pela aplicação dos questionários do censo com diferentes públicos envolvidos nas ações de extensão da UFSM.

A técnica em Assuntos Educacionais da PRE, Giséli Duarte Bastos, destaca que “ainda nos faltam mecanismos sistematizados de contato com as entidades e a comunidade que acolhem as ações extensionistas da UFSM. O Censo da Extensão nasce desse desejo institucional de aproximação, escuta e reconhecimento dessa parceria. Cada dado que vamos reunir carrega histórias de transformação e de presença ativa da UFSM nos territórios. Temos o compromisso — com os extensionistas da Universidade e com a comunidade — de, a partir desse levantamento, qualificar nossas políticas e fortalecer ainda mais os vínculos que sustentam a missão social da Universidade”. 

Giséli também ressalta o papel dos(as) estudantes bolsistas envolvidos(as) na aplicação dos questionários: “Eles(as) terão a oportunidade de vivenciar a extensão por outra perspectiva: por meio da escuta atenta, sendo mediadores de saberes. Ao percorrerem os territórios e dialogarem com a comunidade, esses(as) estudantes ampliam sua visão de mundo, desenvolvem empatia, comunicação e análise crítica. É uma experiência que, com certeza, deixará marcas na formação profissional e humana deles(as)”.

A elaboração do Atlas da Extensão iniciará após o término da coleta de dados e a divulgação dos resultados está prevista para ser realizada durante o Fórum Regional Permanente de Extensão, em outubro.

Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Agenda 2030 na UFSM

A ação de extensão apresentada neste texto se alinha aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-13019

Publicações Recentes