Docente da UFSM é selecionada para compor a Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERGS

Vinculada ao principal órgão de fomento científico do Rio Grande do Sul, a Comissão busca aumentar a representatividade na produção de conhecimento no Estado

Na última semana, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou os nomes selecionados para compor a Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão. Dentre as mais de 50 indicações de todo o Estado, a professora e pesquisadora da UFSM, Milena Freire de Oliveira-Cruz, foi uma das três selecionadas pelo órgão para representar a comunidade científica gaúcha.

A Comissão é uma iniciativa da Fapergs para a promoção de ações que contribuam para a diminuição e a erradicação de preconceitos e discriminações na sociedade e na academia, proporcionando o aumento da representatividade na produção de conhecimento científico no Estado. Composta por 10 membros (cinco titulares e cinco suplentes), a Comissão desenvolverá trabalhos de assessoramento para a implementação de medidas que promovam a equidade e a inclusão em atividades científicas.

De acordo com Milena Freire de Oliveira-Cruz, a iniciativa da Fapergs simboliza um avanço significativo na construção de políticas públicas de inclusão e de suporte aos grupos com menor possibilidade de acesso e permanência no ambiente acadêmico, melhorando as respostas do órgão às demandas das instituições e dos próprios pesquisadores.

“A partir da Comissão, vamos poder pensar como aprimorar editais específicos que dêem conta dessa proposta de diversidade, incluindo na academia os vários grupos sociais que são reconhecidamente minorizados e os que podem vir a ser atendidos por meio das pesquisas”, ressalta a docente.

A escolha pelos membros da Comissão foi realizada por meio de indicação à Chamada Pública da Fapergs. Os nomes selecionados para as cadeiras de representantes da comunidade científica foram escolhidos com base nos currículos dos profissionais, com destaque para os trabalhos desenvolvidos nas temáticas de diversidade e inclusão.

“Nos últimos anos, tenho desenvolvido muitos trabalhos em Ensino, Pesquisa e Extensão associados às questões de gênero. Nesse percurso acadêmico e ativista, busco agregar pessoas, buscar conhecimentos e propor soluções, tanto em âmbito interno como junto à comunidade, que tenham essa relação com a pauta”, destaca Milena.

Na UFSM, a docente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Gênero e Desigualdades”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM). Milena também é representante no Comitê de Igualdade de Gênero (CIG) e coordenadora da Especialização em Estudos de Gênero. A professora ainda atua na promoção de cursos, eventos e disciplinas que trabalham as questões de mulheres e seus assuntos correlatos.

Para Milena, a UFSM tem um pioneirismo na pauta de gênero. Além da Política da Igualdade de Gênero, que instituiu o Comitê de Igualdade de Gênero e o Espaço Multiprofissional Casa Verônica, a instituição conta com uma importante estrutura física e de profissionais para o avanço da temática no meio acadêmico, o que permite pensar os próximos passos na pauta.

“Nós ainda temos políticas bem importantes a serem construídas na UFSM, especialmente as que dizem respeito às interseccionalidades, ou seja, pensar no Comitê de Igualdade Racial e de Acessibilidade, além das demandas específicas das mulheres que, no contexto acadêmico, se tornam ou são mães”, ressalta Milena.

Para a professora, é preciso dar mais visibilidade para a Política de Igualdade de Gênero, oportunizando o acesso aos espaços e às políticas específicas para esses grupos. A docente também ressalta a importância de proporcionar uma participação mais ativa nas reivindicações dos grupos que compõem a UFSM, especialmente trabalhando de modo articulado com a Casa Verônica e o CIG. “É preciso ouvir mais a comunidade e conhecer as demandas dos nossos públicos. O protagonismo da UFSM precisa ser sustentado com vigilância e investimento”.

Uma das políticas apontadas pela docente para o avanço da pauta de gênero na UFSM são os processos de ingresso e permanência dos estudantes, além de pensar estratégias de correção de nota nos concursos públicos para a carreira universitária.

Texto: Wellington Hack, Jornalista da Casa Verônica UFSM

Arte: Bruna Dotto, Bolsista da Casa Verônica UFSM