Coordenador: Prof. Dr. Odailso Sinvaldo Berte
A realização do Projeto de Extensão De terra seus corpos consiste na implementação de um conjunto de ações extensionistas de pesquisa, ensino e criação artística, envolvendo acadêmicos e professores da UFSM e a comunidade local e regional de São Miguel das Missões em torno da remontagem do espetáculo Som e Luz em Corpos, por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões e a Universidade Federal de Santa Maria, através do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança, do Curso de Dança Licenciatura.
O projeto visa: 1) Desenvolver um conjunto de ações extensionistas de pesquisa, ensino e criação artística envolvendo acadêmicos e professores da UFSM e a comunidade local e regional de São Miguel das Missões. 2) Conhecer a arte, a história e os modos de ser da comunidade indígena Guarani de São Miguel das Missões. 3) Promover a identidade cultural gaúcha de maneira crítica, criativa e performativa em sua origem indígena Guarani. 4) Fomentar a troca de conhecimentos entre acadêmicos dos Cursos de Dança da UFSM e os artistas da Região das Missões. 5) Contribuir com a formação estudantes dos Cursos de Dança da UFSM, ampliando o rol de experiências artísticas e pedagógicas vivenciadas na universidade. 6) Instigar posturas de respeito, tolerância e solidariedade, favorecendo a valorização da herança cultural indígena e cultura de paz entre os povos. 7) Realizar processos criativos e educativos através de oficinas artísticas fundamentadas em princípios da dança contemporânea e da dança-teatro. 8) Remontar o espetáculo Som e Luz em Corpos e apresentá-lo no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo envolvendo acadêmicos da UFSM e jovens de São Miguel das Missões no respectivo elenco. 9) Publicar um livro sobre corpo, arte e identidade Guarani.
Dentre as ações propostas para esse ano, estão:
Montagem da obra coreográfica “Yvy mara ei” (Terra sem males), de março a junho de 2019.
A montagem da obra coreográfica “Yvy mara ei” (Terra sem males) é baseada na obra “Missa da Terra Sem Males” de Pedro Casaldáliga, Pedro Tierra e Martin Coplas (que tem como referência o mito guarani da terra sem mal, ou o paraíso perdido) e constitui-se como uma missa onde a igreja católica e a raça branca colonizadora pedem perdão pelos males cometidos contra as nações indígenas de toda a América Latina. A referida montagem será realizada com acadêmicos dos Cursos de Dança e os estudantes indígenas da UFSM.
Apresentação da obra coreográfica “Yvy mara ei” (Terra sem males)
A apresentação será no dia 26 de junho de 2019, no Campus da UFSM de Santa Maria (Espaço MULTIUSO). A obra também poderá ser reapresentada durante o II Fórum de Direitos Humanos da UFSM.
Encontros de formação e oficinas com os estudantes indígenas da UFSM, de abril a outubro de 2019.
Estudo e reflexão crítica sobre o texto da obra “Missa da Terra Sem Males”; oficinas artísticas sobre danças indígenas em diálogo com a dança contemporânea.
Oficinas Comunidade
Oficinas sobre danças Guaranise dança contemporânea com acadêmicos da UFSM e membros da Aldeia Tekoá Ko’Enjú de São Miguel das Missões. -Realizar trocas de experiências e saberes sobre arte, simbologia, imagem e representação entre acadêmicos da UFSM e os artesãos Guaranis que trabalham no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões.
Com este projeto, visa-se promover expressão e visibilidade da causa indígena através da dança, assim como sensibilizar e conscientizar a população para a defesa dos direitos humanos e da dignidade dos povos indígenas. Também pretende-se propor a reflexão sobre a importância das línguas, da cultura e da arte indígena.
Para acessar o projeto no Portal de Projetos na UFSM, clique aqui.