No ano de 2017, na semana em que se celebrou o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), o Migraidh/CSVM ofereceu o Curso de Formação e Capacitação em Direitos Humanos para Servidores Públicos em Santa Maria, “Migração, Refúgio e Políticas Públicas”, com o objetivo de aproximar, sensibilizar e qualificar agentes públicos no tema das migrações e refúgio. Essa iniciativa, voltada à formação de servidores públicos, tem servido de modelo para outras cidades como instrumento de promoção de direitos humanos, pois dá subsídios ao agente público para um atendimento mais sensível às particularidades da população migrante e refugiada que necessita do serviço público.
O curso teve ampla participação de servidores e servidoras municipais, estaduais e federais e da comunidade local, que foram convidados a refletir a realidade migratória, direitos humanos e as práticas e ações de acolhida, inserção social e integração local de migrantes e refugiados. O curso contou com uma proposta interdisciplinar de diálogo a partir dos saberes no campo jurídico, da Antropologia e Ciências Sociais, das Letras, da Comunicação e da vivência, experiência e luta de migrantes e refugiados.
Santa Maria entra na rota das cidades que olham para a realidade migratória e entendem a importância de desenvolver políticas específicas para a população migrante e refugiada. Em dezembro de 2016, a UFSM aprovou a política de ingresso de migrantes em situação de vulnerabilidade e refugiados, pela iniciativa e autoria do Migraidh/CSVM, e agora necessita olhar para uma política de acolhida e permanência, Também em nível municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Maria, apoiadora do curso, começa a fortalecer o diálogo sobre práticas locais de acolhida, inserção e integração, aproximando demais secretarias e agentes públicos para tratar dessas políticas públicas.
Foto: Alessandra Jungs de Almeida (Migraidh)