A cultura Gaúcha é fortemente construída pelos saberes da tradição, de conceitos normativos e de padrões cristalizados ao longo do tempo onde, a figura da mulher e do homem, são corporificados por meio das representações da prenda e do peão. Tais signos de feminilidade e de masculinidade acabam por excluir tudo àquilo que foge a esta norma, que foge a este Manual de Tradições Gaúchas (MTG). Neste sentido, o projeto LGBTCHÊ visa refletir sobre as questões de Gênero e Sexualidade na área da Educação e de formação de Professores, das ONGS. As ações de extensão irão contemplar, além de professores, de todas as áreas, e alunos, as equipes diretivas das Escolas das Redes Municipal e Estadual.
Sendo assim, as ações de Extensão do Projeto LGBTCHÊ prevê encontros sistematizados (cursos) para Professores e Alunos das Escolas municipais e estaduais de Santa Maria/RS.
Dentre os objetivos estão:
– Oferecer Cursos de formação na temática Educação e Diversidade: Gênero e Sexualidade para professoras e professores, de diferentes áreas, e equipes diretivas da rede pública de Santa Maria (Secretaria Municipal de Educação e 8 Coordenadoria Regional de Educação).
– Oferecer Cursos de formação na temática Educação e Diversidade: Gênero e Sexualidade para alunas e alunos da rede pública de Santa Maria.
– Participar de Seminários de Formação de Professores das Escolas públicas.
– Organizar apresentações artísticas e intervenções na comunidade local com alunos acerca da temática no sentido de visibilizar as questões de Gênero e Sexualidade.
Para acessar o projeto no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.