A tragédia ocorrida em Santa Maria afetou profundamente nossa comunidade acadêmica – alunos, familiares, professores e técnico-administrativos. Estamos todos sensibilizados e impactados pelas perdas e sofrimento que atingiu não somente aqueles diretamente expostos, mas também seus familiares, colegas e amigos.
Neste comunicado, informamos que através do esforço coordenado entre Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e diferentes órgãos governamentais, Universidades, organizações e voluntários, todos os recursos estão sendo direcionados para a promoção da saúde, com um importante foco na saúde mental. Neste sentido, também a UFSM, através do seu qualificado quadro docente e técnico, já implantou e continuará tomando as medidas necessárias para minimizar os efeitos dessa tragédia em nossa comunidade.
Nosso quadro de técnico-administrativos, professores, coordenadores e diretores recebeu orientações claras sobre procedimentos acadêmicos para o reinício do período letivo, bem como orientações técnicas para a promoção de um ambiente universitário que poderá ajudar no processo de recuperação. Estabelecemos o Centro de Acolhimento da UFSM, localizado no Espaço Multiuso ao lado da Reitoria, contato telefônico: (55) 9193 0455 ou ramal 8613, que disponibiliza profissionais na área da saúde para o auxílio a estudantes e servidores.
O estabelecimento da rotina acadêmica, a convivência em grupos de colegas, e as ações da Universidade irão, aos poucos, auxiliar neste período após a tragédia. Ainda, é importante a compreensão de que a maioria das pessoas envolvidas irá apresentar, ao longo das próximas semanas, reações emocionais (luto, raiva, ressentimento), cognitivas (desorientação, indecisão, dificuldade concentração, diminuição memória), físicas (tensão, fadiga, insônia), interpessoais (isolamento, irritabilidade, distanciamento), mas que essas reações são normais e transitórias para a maior parte dos envolvidos. Ou seja, o curso natural é a recuperação.
Enfrentamos juntos esta tragédia e juntos vamos superá-la.
Gabinete do Reitor
Centro de Acolhimento da UFSM