Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Uma nova acolhida aos calouros na UFSM

A primeira semana de aulas de 2016 contará com uma programação diferenciada. Entre os dias 7 e 11 de março, os mais de quatro mil estudantes que ingressam na UFSM serão recepcionados com uma série de atividades lúdicas e culturais nos campi de Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul.

Semana da Calourada começou a ser planejada em novembro do ano passado conjuntamente pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Pró-Reitoria de Extensão (PRE), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a diretoria da Casa do Estudante Universitário (CEU).

No campus de Santa Maria, em frente aos restaurantes universitários, os estudantes encontrarão uma central disposta a fornecer informações sobre a Associação dos Transportes Urbanos (ATU), que é responsável pelo transporte de milhares de estudantes até o campus. Além disso, haverá a confecção do documento do estudante, que garante meia entrada em eventos culturais e esportivos, e da carteirinha que dá acesso ao Sistema de Bibliotecas e ao Restaurante Universitário.

Estão sendo programadas algumas visitas guiadas pelo campus e também pela cidade, a fim de inserir e orientar os novos estudantes em suas novas rotinas. Nas noites da primeira semana de aula, o espaço do Centro de Eventos será utilizado para shows e apresentações artísticas.

A ideia é criar uma alternativa viável de recepção e fazer da tradicional semana de trotes um ritual saudável de integração entre veteranos e calouros. “Junto de toda a programação, queremos enfatizar a importância de comemorar essa passagem, com a ideia de que o trote não é violência, não é opressão à mulher e nem deve expor o estudante a situações desagradáveis. Queremos dar um novo olhar de acolhida aos estudantes”, explica a pró-reitora adjunta da Prae, Jane Dalla Corte.

Artistas locais puderam se inscrever para participar das apresentações da Semana da Calourada.

Texto: Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias