PET Indígena vai realizar eventos em agosto para promover a cultura de seus povos

No dia 8 de agosto, é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e, pensando nisso, o Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena da UFSM vai realizar uma série de eventos ao longo do mês: a Semana Cultural Kaigang, os Jogos Indígenas da Terra do Guarita e o 1º Encontro de Estudantes Indígenas da Região Sul. O objetivo é valorizar e mostrar a cultura tradicional indígena na Universidade.

A Semana Cultural Kaigang vai acontecer dos dias 8 a 12, na primeira semana de aulas. Banners sobre ervas, grafismos (pinturas corporais), artesanato e culinária vão ser espalhados em centros da UFSM, visando à divulgação da cultura para a comunidade acadêmica. Além disso, vão ocorrer apresentações de dança no Restaurante Universitário do campus central durante o meio-dia e na antiga Reitoria, à noite.

Segundo a acadêmica de medicina Larissa Emile Paulo, integrante do PET Indígena, a maior parte dos estudantes indígenas da UFSM é de Kaigangs, o que levou à decisão de focar a semana cultural neste povo em específico. Além disso, os eventos são importantes por nunca terem acontecido na UFSM.

Os Jogos Indígenas vão ocorrer no dia 13, na Terra da Guarita, uma área demarcada que fica próxima às cidades de Tenente Portela e Redentora. As atividades vão ser feitas com 500 crianças indígenas do ensino fundamental e médio, buscando realizar um resgate e revitalização da cultura Kaigang no cotidiano delas, através de competições como arco e flecha, corrida com toras e futebol com bola de borracha.

O projeto recebeu apoio das prefeituras de Tenente Portela e Redentora, de lideranças indígenas do local e da UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e de acadêmicos do curso de Educação Física, que estão envolvidos na organização das modalidades e dos materiais.

Porém, o tutor do PET Indígena, professor André Luis Ramos Soares, avisa que há a necessidade de mais pessoas para auxiliar no cuidado com as crianças e execução das atividades. Voluntários podem entrar em contato através do e-mail alrsoaressan@gmail.com.

O 1º Encontro de Estudantes Indígenas da Região Sul vai ocorrer nos dias 26 e 27 de agosto, com o objetivo de reunir acadêmicos indígenas e apoiadores para discutir sobre saúde, direitos e territórios indígenas no sul do Brasil, através de conferências e mesas redondas.

Texto: Gabriela Pagel, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti – www.ufsm.br