Seminário “Políticas Públicas e Ações Afirmativas” debateu formação docente com foco nas diversidades

AFIRME 2seminariopoliticaspublicaseacoesafirmativas out2016 01Nos dias 18 e 19 de outubro, o Observatório de Ações Afirmativas  (Afirme/UFSM) promoveu, nas dependências do Centro de Ciências Sociais e Humanas, o 2º Seminário “Políticas Públicas e Ações Afirmativas”.

Tendo como tema central “Políticas Públicas de Formação Docente”, o evento debateu questões que envolvem as ações afirmativas e seus impactos políticos e sociais, especialmente no âmbito da educação. O objetivo do seminário foi analisar e discutir os processos constituintes da formação e da prática docente em um contexto de diversidade étnica e sócio-cultural nos ambientes educacionais.

AFIRME 2seminariopoliticaspublicaseacoesafirmativas out2016 03Os palestrantes convidados foram o professor Clovis Schmitt Souza (UFFS), que abordou o tema “Políticas Públicas de Formação Docente”; a professora Doris Pires Vargas Bolzan (UFSM), que discorreu sobre “A Docência em Contextos Emergentes”; e a professora Valeska Fortes Oliveira (UFSM), que enfocou “Os Desafios da Formação na Universidade”.

Os 24 trabalhos selecionados para apresentação versaram, entre outros temas, sobre educação antirracista nos currículos; diversidade étnica e sociocultural nos ambientes de ensino-aprendizagem; políticas de acesso, inclusão e AFIRME 2seminariopoliticaspublicaseacoesafirmativas out2016 02permanência para educandos; apoio pedagógico a alunos surdos; gênero e identidade sexual na formação docente; preconceito contra as mulheres negras e indígenas no Brasil.

Em seu website, o AFIRME também está divulgando o I Seminário Nacional de Gestão em Ações Afirmativas no Ensino Superior (promovido por UFSC, UDESC e ABPN) e o III Fórum das Ações Afirmativas – Região Sul: Desafios e Perspectivas, sediado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).