SiSU: 3 mil candidatos devem comparecer às chamadas orais

Em poucos dias, mais um semestre letivo tem início na UFSM. Enquanto os veteranos preparam a recepção aos novos acadêmicos e os calouros aprovados na chamada regular comemoram o ingresso na Universidade, muitos candidatos ainda buscam por uma vaga. A oportunidade está nas chamadas orais, que preencherão as vagas não ocupadas no processo seletivo Enem/SiSU 2017/01, e começaram na manhã desta segunda-feira (20).

Durante a semana, os candidatos inscritos nos cursos disponíveis em Santa Maria e em Silveira Martins participam do processo. Até sexta-feira (24), são esperadas em torno de 3 mil pessoas no Auditório Wilson Aita, localizado no Centro de Tecnologia (CT), prédio 7 – anexo C – 2º andar. Os demais campi serão atendidos entre os dias 2 e 3 de março, nos locais e horários especificados abaixo. Mais de 100 pessoas, entre servidores e bolsistas, trabalham no processo de recepção, instrução, conferência de documentos e chamada dos candidatos.

Segundo o coordenador de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM, professor Jerônimo Tybusch, a movimentação na primeira manhã de atividades foi normal. Ele ressalta: “É importante que os candidatos organizem bem seus documentos, leiam atentamente o edital e confiram os horários das chamadas orais para que não ocorram imprevistos”.

Sofia Iwersen veio de Florianópolis, Santa Catarina, para tentar uma vaga em Ciências Biológicas. A jovem, que aproveitou a viagem para conhecer Santa Maria, está feliz com a possibilidade de estudar na UFSM: “Meus professores do Ensino Médio sempre deram boas referências sobre a Universidade e o curso”, comenta.

Daniel Farias é formado em Engenharia pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e quer cursar Arquitetura e Urbanismo na UFSM. Mesmo que o número de vagas para a cota na qual Daniel concorre seja pequeno, o candidato, natural de Alegrete, resolveu arriscar. “A gente sempre tem esperança de conseguir uma vaga. Vale a pena vir na chamada oral”, comenta.

Enquanto uns contam com a sorte para ingressar no curso desejado, outros já comemoram o título de calouro. É o caso de Suzi Moraes que, aos 49 anos de idade, ocupa a última das oito vagas disponíveis em sua cota para Tecnologia em Alimentos. “Fiz o Enem junto com a minha filha só para ver como eu me saía e, para minha surpresa, consegui uma vaga”, conta Suzi.

E não são apenas os candidatos que ficam nervosos. Os pais e acompanhantes, que esperam do lado de fora do auditório, sentem o mesmo. Neimar Luiz Osmar trouxe o filho Lucas para tentar uma vaga em Agronomia. “Sentimos certa ansiedade e torcemos para que nossos filhos se deem bem. Se o Lucas passar, daremos todo o apoio para que ele seja um bom profissional”, afirma o pai.

Podem participar das chamadas orais os candidatos que optaram por fazer parte da lista de espera. Estes devem conferir o edital, no qual constam as instruções sobre o processo e o horário de chamada de cada curso.

Para os candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Santa Maria e de Silveira Martins:

Local: Prédio do Centro de Tecnologia – CT – Auditório Wilson Aita (Prédio 7 – Anexo C – 2o Andar), localizado no Campus Sede, Bairro Camobi, Avenida Roraima, no 1.000, Santa Maria, RS.

Datas: 20, 21, 22, 23 e 24 de fevereiro (Manhã e Tarde)

Para candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Frederico Westphalen:

Local: Campus UFSM de Frederico Westphalen, Linha 07 de Setembro, s/n, BR 386, Km 40, Frederico Wesphalen – RS

Data: 2 de março (Manhã)

Para candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Palmeira das Missões:

Local: Campus de Palmeira das Missões, Av. Independência, no 3751, Bairro Vista Alegre, Palmeira das Missões – RS

Data: 2 de março (Tarde)

Para candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Cachoeira do Sul:

Local: Campus de Cachoeira do Sul, Av. Presidente Vargas, 1958, Bairro Santo Antônio, Cachoeira do Sul – RS

Data: 3 de março (Tarde)

Texto e fotos: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias – Fonte: www.ufsm.br