Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Cadastro de docentes para elaboração e revisão de itens do Enade 2017 segue até 21/5

Até o dia 21 de maio, docentes da UFSM podem solicitar a inscrição no Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (CERES), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

A inscrição no CERES é condição necessária para participar do processo seletivo de elaboradores e revisores de itens do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2017), mesmo para aqueles que já atuaram na elaboração do exame em edições anteriores.

As inscrições são efetuadas no endereço eletrônico http://bni.inep.gov.br/inscricao, onde constam os termos e declarações a serem anexados à solicitação.

Os interessados deverão comprovar exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 18 meses, em cada curso de graduação para o qual pretendem efetuar inscrição, comprovando o vínculo em Instituição de Ensino Superior credenciada pelo poder público competente, mediante assinatura do coordenador do respectivo curso no documento Declaração de Exercício de Atividade Docente, disponível na página de inscrição.

Caso o docente atue em mais de um curso de graduação, será possível efetuar inscrição em mais de uma área, desde que sejam atendidos os requisitos específicos desta, conforme os termos do anexo IV do Edital. Será exigida a comprovação de vínculo em cada um dos cursos, por meio de assinatura do coordenador de cada área. A ausência desse documento implicará a desclassificação do candidato naquela respectiva área.

No Enade 2017 serão avaliados os cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; os cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; os cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

As atividades serão remuneradas por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE). Será pago o valor de R$ 250,00 por item elaborado e R$ 150,00 por item revisado, desde que aprovados para compor o Banco Nacional de Itens (BNI), após revisão final pelo Inep.

O Edital N. 16/2017–INEP/MEC está disponível AQUI. Dúvidas podem ser esclarecidas através do endereço bnienade@inep.gov.br.

Com informações fornecidas pelo Inep