Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Oportunidade de monitoria em projeto intercultural



  

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed) prorrogaram para 30/8 o prazo de inscrições para estudantes de graduação interessados em atuar como monitores em projeto de relações étnico-raciais desenvolvido pela Caed.

Podem inscrever-se acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Direito, Letras, Odontologia e Pedagogia da UFSM. Há também uma vaga para alunos que já cursaram a disciplina de Anatomia Geral com bom aproveitamento.

A atuação dos monitores consistirá em prestar auxílio acadêmico aos estudantes indígenas da UFSM em suas atividades de aprendizagem, como rotinas de aula, organização do estudo e uso de equipamentos de informática. O objetivo é minimizar barreiras sociais e culturais existentes através do diálogo intercultural, qualificando dessa maneira a política de Ações Afirmativas da UFSM.

A monitoria é uma oportunidade para alunos de graduação envolverem-se com a iniciação científica, a pesquisa e a docência precoce, aprofundando temáticas como Direitos Humanos, Ações Afirmativas, Estudos da Diferença, Multiculturalidade, Relações étnico-raciais e Ensino Universitário.

A imersão teórico-prática nesses temas, proporcionada pela monitoria, pode oferecer subsídios para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos e embasar futuras especializações, mestrados e doutorados, bem como qualificar a atuação profissional e cidadã dos egressos.

O valor mensal da bolsa, referente a 20 horas semanais, é de R$ 250,00.

O Edital N. 034/2017-Prograd original, com os requisitos e documentação necessária, pode ser acessado AQUI.  
O novo Cronograma de Seleção está disponível AQUI.   

Dúvidas podem ser sanadas através dos e-mails nucleodeacoesafirmativas@ufsm.br e copa.prograd@ufsm.br, além dos telefones (55) 3220.8187 e 3220.9622.

 

 


Publicações Recentes