Prograd e Proplan realizam encontros de conscientização para o Enade

Pró-reitora de Graduação, Martha Adaime, durante a abertura do encontro com os estudantes de Engenharia

Neste ano, 58 cursos da UFSM realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O Enade é um componente curricular obrigatório, que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos e habilidades adquiridas na formação. Para sanar as dúvidas dos alunos e conscientizá-los sobre a importância da realização da prova, a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da pró-reitora Martha Adaime, têm realizado encontros com acadêmicos de diversos cursos.

A reunião, ocorrida na última terça-feira (3), no Centro de Tecnologia, abrangeu diversas engenharias. No total, a equipe já realizou 10 encontros e dialogou com mais de 350 alunos de 24 cursos. “Esse trabalho é para conscientizar os alunos. Sensibilizá-los da importância do Enade e da participação deles”, afirmou a coordenadora de Planejamento e Avaliação Institucional, Márcia Helena Lorentz.

O Enade avalia o desempenho dos alunos com base nos conteúdos programáticos previstos pelos cursos, nas competências e nas habilidades necessárias para a formação profissional e no nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O exame é composto de prova, questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, questionário do estudante e questionário do coordenador do curso.

Acadêmicos das Engenharias participaram de encontro sobre o Enade

A prova, que será aplicada no dia 26 de novembro, contém 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de formação específica da área. Ambas as etapas contam com questões discursivas e de múltipla escolha. O conceito do curso será calculado a partir das notas obtidas pelos acadêmicos.

Formanda de Engenharia Química, Paula Mucellini ouviu atenta a todas as recomendações dadas por Márcia. A coordenadora de seu curso já havia dado algumas orientações, antes da turma – que está no 10º semestre – sair para o estágio curricular. “Acho interessante levar em consideração também o questionário do aluno, a infraestrutura do curso e os professores”, disse. Para a estudante, estas outras etapas tornam o exame mais amplo.

Os encontros de conscientização podem ser solicitados pelos cursos à Proplan e à Prograd. Mais informações sobre o Enade podem ser obtidas no site do Inep e no Portal Enade UFSM.

Fonte: www.ufsm.br

Texto e fotos: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias