UFSM é a 86ª universidade da América Latina, segundo ranking da Quacquarelli Symonds

O resultado do QS Latin America Ranking 2018 com as 300 melhores universidades da América Latina foi divulgado nesta terça-feira (17) pela Quacquarelli Symonds. A UFSM figura na 86ª posição entre as instituições e é a 23ª entre as brasileiras. Dentre alguns dados avaliados estão a publicação de artigos, referentes ao ano de 2015, o número de doutores e as citações por artigos.

O gráfico abaixo mostra a evolução da UFSM no último ano. Em 2016/17, a Universidade ocupava o 100º lugar entre as instituições da América Latina. Desde a última avaliação, a UFSM avançou 14 posições (confira abaixo).

Dentre as 300 universidades da América Latina, as melhores posições da UFSM são referentes à quantidade de artigos publicados, 23ª, e à quantidade de doutores, 30ª (confira abaixo).

A comparação dos dados analisados da UFSM com as 83 instituições brasileiras é semelhante à da América Latina. A universidade ocupa a 28ª posição, referente à quantidade de doutores, e a 16ª, quanto ao número de artigos publicados (confira abaixo).

Conforme os dados analisados, o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Administrativo (Coplin) da UFSM, Fernando Barbosa, supõe que existam cerca de 3.700 instituições de ensino superior na América Latina. Diante disso, conclui-se que a UFSM está entre as 2,3% melhores universidades. “Melhoramos em relação aos últimos anos, embora ainda estejamos abaixo da posição em que estivemos no ranking 2013/2014 (70ª). Entretanto, lembro que os dados possuem dois ou três anos de atraso”, analisa.

Texto: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Fonte: www.ufsm.br