Movimento “Racismo Basta” vai organizar dois eventos na UFSM em 2018

Deputado Juliano Roso e os estudantes Elisandro Ferreira e Mariane Peres (foto: Claudio Corrêa)

Estudantes da UFSM ligados ao Movimento Racismo Basta visitaram a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na última semana em busca de apoio para a realização de dois eventos em 2018. As atividades têm o objetivo de promover o debate na universidade acerca da inclusão de negros e negras, bem como o reforço no combate aos preconceitos. A iniciativa conta com o apoio do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão.

De acordo com a estudante do curso de Direito Mariane Ramos Peres, a primeira atividade será um pré-congresso, previsto para o mês de maio. O objetivo do evento é mobilizar os diferentes grupos e movimentos sociais existentes na universidade para a realização de um congresso, agendado para setembro. Ambas as atividades serão abertas a toda a comunidade universitária e externa.

“É muito importante que os diferentes movimentos representativos se unam e trabalhem de forma conjunta na conscientização e no combate aos preconceitos, principalmente dentro da Universidade”, argumenta Mariane. Para o pré-congresso, estão sendo organizadas rodas de conversa com a participação de convidados militantes ligados aos movimentos negros. Já o congresso deverá ter um caráter acadêmico, com apresentações de trabalhos e painéis.

Junto com Mariane, o também estudante do curso de Direto Elisandro Ferreira, uma das vítimas de atos de racismo registrados na UFSM em 2017, visitou a Assembleia Legislativa, na última quinta-feira (8), onde foram recebidos pelo deputado estadual Juliano Roso e pela assessora da Comissão de Direitos Humanos Adriana Leitão. O objetivo do encontro foi a busca por apoio para a viabilização dos eventos, bem como a articulação para a vinda dos palestrantes convidados.

Fonte: www.ufsm.br, Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Foto: Claudio Corrêa