Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Terminam no dia 31 de julho as inscrições para o 29º Prêmio Jovem Cientista

No dia 31 de julho, encerram-se as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, aberto a estudantes do ensino médio e superior e a mestres e doutores que contribuam para trazer soluções inovadoras aos desafios do Brasil. O tema deste ano é “Inovações para a conservação da natureza e transformação social”. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil.

Instituído em 1981, o Prêmio Jovem Cientista visa a incentivar a pesquisa científica no país. Em suas 28 edições anteriores, o prêmio teve mais de 20 mil projetos inscritos e 194 premiados.

Além das três categorias contempladas (ensino médio, ensino superior e mestres e doutores), o prêmio destacará o Mérito Científico, que será concedido a um pesquisador brasileiro com destaque na temática desta edição. Haverá também o Mérito Institucional, concedido para as instituições do ensino médio e superior com o maior número de trabalhos qualificados.

Os resultados do Prêmio Jovem Cientista serão divulgados em novembro, com a entrega do prêmio programada para dezembro, no Palácio do Planalto, em solenidade que contará com a presença do presidente da República.

Como participar – Para alunos do ensino médio, o limite de idade estabelecido é de até 25 anos; para estudantes do ensino superior, até 30 anos; para mestres e doutores, até 40 anos. Os participantes são estimulados a apresentar trabalhos que tenham relação com desafios do dia-a-dia das comunidades, embora também haja espaço para trabalhos mais teóricos.

Na categoria mestre e doutor, os três primeiros colocados serão agraciados com prêmios em dinheiro no valor de R$ 35 mil, R$ 25 mil e R$ 18 mil; na categoria de alunos do ensino superior, os prêmios serão de R$ 18 mil, R$ 15 mil e R$ 12 mil; na categoria ensino médio, os três primeiros lugares ganharão laptops. Quanto às categorias de mérito científico e institucional, os prêmios serão de R$ 40 mil para cada uma.

O regulamento e instruções detalhadas para inscrição, entre outras informações, constam na página www.jovemcientista.cnpq.br.

Fonte: www.ufsm.br, com informações da Agência Brasil