Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM promove reunião aberta para apresentar proposta de resolução sobre formas de ingresso na graduação

Encontro acontecerá nesta quarta-feira (30), às 10 horas, com transmissão pelo YouTube da Prograd



 


Na próxima quarta-feira (30/11), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) promoverá uma reunião aberta para apresentar proposta de resolução sobre formas de ingresso para a graduação na UFSM

O encontro será às 10 horas no Centro de Eventos do Parque Tecnológico (InovaTec), com transmissão simultânea pelo canal da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) no YouTube.

 

Discussão e atualização sobre ingresso na graduação 

Ao longo de 2022, a PROGRAD juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), promoveu o Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico, com o objetivo de debater aspectos da graduação na UFSM. 

O evento discutiu, juntamente com entidades sindicais, Diretório Central dos Estudantes (DCE), coordenações de curso, chefias de departamento, direções de unidade e comunidade acadêmica de todos os campi da Instituição, sobre as cinco etapas da vida acadêmica:

1) Pré-ingresso;

2) Ingresso;

3) Permanência;

4) Diplomação; e

5) Pós-diplomação.

A partir desses debates, foram coletadas informações e sugestões sobre esses aspectos, com base em dados sobre evasão, taxa de conclusão, Conceito Preliminar de Curso, Conceito de Curso, entre outros índices. 

 As respostas obtidas foram categorizadas e disponibilizadas neste documento. Posteriormente, houve a  apresentação dos resultados do Seminário, em formato PDF, em reunião aberta no dia 27 de setembro. 

De acordo com o Pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, grande parte das sugestões coletadas no Seminário tiveram foco no ingresso, para que este fosse pensado de forma híbrida, para além do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), incluindo também outras modalidades como o vestibular e o processo seletivo seriado. 

A partir daí, o pró-reitor explica que iniciou-se um trabalho para pensar em uma proposta de resolução que ampliasse e atualizasse as formas de ingresso na graduação da UFSM. “É muito importante salientar que a modificação da Resolução 02/2018, relativa ao ingresso aos Cursos de Graduação e Ações Afirmativas traz novas formas de ingresso que também saíram de consultas à comunidade. Além dos processos seletivos já conhecidos, como o Processo Seletivo Indígena, o Programa de Acesso à Educação Superior para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade, entram como novidade na nova proposta de resolução o ingresso de quilombolas, de pessoas trans, de medalhistas olímpicos em olímpiadas de conhecimentos, de idosos, de atletas de alto rendimento, além do ingresso da pessoa com deficiência independentemente de esta ter cursado Ensino Médio em escola pública ou privada”, explica Tybusch.

O texto também inclui a volta do vestibular e do processo seletivo seriado para comporem uma forma de ingresso híbrida na UFSM. O objetivo, agora, é apresentar e discutir com a comunidade a proposta. Para ser aprovada, ela deve ainda tramitar nos conselhos superiores da UFSM. O processo pode ser consultado no site da UFSM.  

Fonte: ufsm.br

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-19876

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes