Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

Cada curso define nas normas de estágio do PPC a partir de qual momento do curso o(a) estudante poderá realizar o estágio.

O termo de compromisso de estágio assinado previamente por todas as partes envolvidas é o documento obrigatório para início de qualquer tipo ou local de estágio.

Além dele, os cursos e/ou os locais de estágio pode exigir outros documentos.

Sim, como afirmado antes, o curso e/ou a Parte Concedente (local de estágio) pode exigir outros documentos.

Não. As atividades de estágio só devem iniciar após a assinatura do termo de compromisso por todas as partes envolvidas.

Sim, se o curso previr esta possibilidade nas normas de estágio, ou se o curso aprovar o pedido do(a) estudante. Se for estágio obrigatório, o curso deverá solicitar a oferta da disciplina e matricular o(a) estudante.

O local (parte concedente) deverá entrar em contato com a COPROC/PROPLAN pelo email coproc@ufsm.br e solicitar a documentação necessária para a abertura do processo.

Para saber das concedentes conveniadas com a UFSM, acesse: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/servicos/convenios-de-estagio-agente-de-integracao-internato-regional/


Contato
Coordenadoria de Projetos e Convênios (COPROC/PROPLAN)

E-mail: coproc@ufsm.br

Site: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/coproc/

Fone: (55) 3220 – 8492 e (55) 3220 – 8416

Endereço: Administração Central – Reitoria – Prédio 47 – 3º andar – Campus Sede

Não. Em hipótese alguma as atividades de estágio são admitidas como relação de emprego, observados os dispositivos da lei.

O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso e integra o itinerário formativo do(a) estudante. Assim, as atividades de estágio obrigatório ou de estágio não obrigatório devem estar diretamente relacionadas às competências da área de formação.

O plano de atividades indica as atividades que deverão ser desenvolvidas pelo(a) estagiário(a), de modo que não é recomendado o exercício de outras atribuições não previstas. Havendo necessidade, o plano de atividades poderá ser alterado (Termo de Aditamento), em comum acordo entre as partes envolvidas.

Somente no caso de estágio não obrigatório. O valor da bolsa ou a forma outra de contraprestação acordada deverá constar no termo de compromisso de estágio.

Somente no caso de estágio não obrigatório. O auxílio transporte poderá ser firmado por um valor pago ao(à) estudante ou pela disponibilização, pela parte concedente, de transporte próprio. Tal informação deverá constar no termo de compromisso de estágio.

Sim, se o curso previr tal possibilidade.

Não. O seguro contra acidentes pessoais contratado pela UFSM cobre somente atividades de estágio realizadas no Brasil.

O Termo de Compromisso de Estágio poderá ser rescindido (via Termo de Rescisão), desde que haja aviso prévio às partes envolvidas. Se você for estudante, recomendamos o diálogo com o(a) professor(a) orientador(a), antes de solicitar a rescisão.

As obrigações da parte concedente (local de estágio) são estabelecidas no Termo de Compromisso de Estágio. Se não forem cumpridas, o Termo de Compromisso poderá ser rescindido (via Termo de Rescisão). A situação poderá ser relatada, pelo curso, à Prograd para outras providências.

Não. Os agentes de integração não poderão cobrar taxas dos/das estudantes.

Sim. Qualquer professor(a) com SIAPE poderá orientar estágio, desde que com formação compatível com a área em que o estágio será desenvolvido. Em geral, as normas de estágio do PPC de cada curso definem regras para a designação dos(as) professores(as) orientadores(as).

Sim, se não houver objeção no PPC e mediante toda a documentação de estágio firmada. Importante observar que, neste caso, não pode haver sobreposição entre as atividades desenvolvidas como estágio e as atividades profissionais desenvolvidas por contrato empregatício.

Converse diretamente com o(a) supervisor(a) de estágio e manifeste seu interesse em ampliar o período de atividades. A alteração de cronograma poderá ser feita a partir de um aditivo (Termo de Aditamento), que será incorporado ao Termo de Compromisso. O tempo de estágio em uma mesma Parte Concedente (local de estágio) não poderá ultrapassar 2 (dois) anos.

Sim. O relatório é o documento que permite o registro e o acompanhamento das atividades realizadas. Deverá ser elaborado de acordo com o estipulado no Termo de Compromisso de Estágio e em prazo não superior a 6 (seis) meses.

Apenas nos casos em que há previsão nas normas de estágio no PPC do curso.

Não é recomendado, somente em situações excepcionais autorizadas pela CODE/PROGRAD.

Em primeiro lugar, conversar com o(a) próprio(a) professor(a) e, depois, com a coordenação de curso, se necessário, para que esta faça o melhor encaminhamento.

A supervisão de estágio deverá ser realizada por um(a) profissional do quadro de pessoal da Parte Concedente (local de estágio), com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso ao qual o(a) estudante está vinculado(a). O(A) supervisor(a) somente poderá orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários(as) simultaneamente.

As atividades de estágio obrigatório ou de estágio não obrigatório devem estar diretamente relacionadas às competências da área de formação e são previstas nas Normas de Estágio no PPC. Assim, você deve sempre procurar a Coordenação do Curso, que vai analisar as informações e definir pela indicação ou não de um(a) professor(a) para orientar e assinar o Termo de Compromisso. Casos omissos podem ser deliberados pelo Colegiado do Curso.

Acesso rápido

Quero saber mais sobre estágios

Informações sobre estágios na UFSM

Aspectos Normativos

Normas e aspectos legais dos estágios