Perguntas frequentes sobre documentação na vida acadêmica
Nesta seção, você encontra perguntas frequentes sobre:
- MATRÍCULA
- DISPENSA
- APROVEITAMENTO
- CANCELAMENTO
- TRANCAMENTO
- PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA
- PORTAL DO ALUNO
- MOODLE
Para informações quanto à dispensa de disciplinas, acesso o link abaixo: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/cofre-corem/dispensa-de-disciplinas
Para auxílio nas etapas e mais informações, entre em contato com a coordenação do seu curso https://www.ufsm.br/graduacao
O Trancamento Total de matrícula é o mecanismo que assegura ao aluno o direito de manutenção do vínculo existente com a UFSM, permitindo-lhe o afastamento das atividades discentes, pelo período de um semestre letivo, sendo regulado pelo Projeto Pedagógico de Curso – PPC o número de vezes que esta modalidade de vínculo pode ser utilizada pelo aluno.
A solicitação de Trancamento Total do semestre é feita pelo Portal do Aluno e estará disponível apenas no período definido no calendário acadêmico vigente.
É possível reverter o Trancamento Total, pelo Portal do Aluno, até a data-limite de ajuste de matrícula prevista no calendário acadêmico.
O aluno que trancar o semestre poderá reverter esse pedido pelo Portal do Aluno e deverá solicitar matrícula em disciplinas no período de ajuste para ficar em situação de “aluno regular”.
A validade do Trancamento Total é de 1 semestre e, desejando trancar o Curso por mais tempo, o aluno deverá solicitar novos trancamentos a cada semestre, nos prazos definidos nos calendários acadêmicos vigentes, os quais serão efetivados, se respeitado o número máximo de trancamentos previstos no Plano Pedagógico do Curso.
Os alunos dos cursos de graduação presencial que desistirem de cursar alguma disciplina após encerrados os prazos de ajuste de matrícula poderão solicitar o seu Trancamento Parcial.
O número de trancamento parcial é igual a 1/5 (um quinto) do número total de disciplinas que integralizarem o seu currículo de vinculação.
O prazo para a solicitação de trancamento parcial de disciplina está previsto em calendário acadêmico, e deve ser feita diretamente na coordenação do seu curso https://www.ufsm.br/graduacao
Não é concedido trancamento parcial de matrícula quando resultar em carga horária matriculada inferior a 165 (cento e sessenta e cinco) horas-aula semestrais, no currículo de vinculação.
Se possuir um curso ativo e está tentando ingressar em um novo curso, recomendamos que aguarde a confirmação de vaga no novo curso para fazer o cancelamento.
Se o seu motivo é por dificuldades de aprendizagem ou problemas de ordem pessoal, a CAED pode te ajudar https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/caed
Caso deseja prosseguir com o cancelamento, efetue o cancelamento conforme instruções em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/servicos/cancelamento-de-curso
Para fazer disciplinas de outro curso como aluno regular, você poderá fazer por meio da matrícula extracurricular, que há prazos via calendário acadêmico da UFSM, e que podem ser solicitados via Portal ou email ao curso interessado, conforme disponibilidade de cada curso.
Recomendamos entrar em contato com o curso de interesse, quando aberto tal prazo, para saber quais disciplinas e forma de envio de solicitação para este tipo de matrícula.
O Centro de Tecnologia (CT) desenvolveu um tutorial explicativo quanto a Matrícula Extracurricular, acesse o documento em https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/451/2022/05/TUTORIAL-Matricula-Extracurricular.pdf
A matrícula via SISU/VESTIBULAR ocorre em processamento automático, feito pela PROGRAD, para as disciplinas do primeiro semestre. Você deve apenas aguardar o início das aulas.
Para mais informações sobre as turmas, disciplinas, locais e horários de sala de aula, entre em contato com a coordenação do seu curso https://www.ufsm.br/graduacao.
Para solicitar disciplinas durante o período de ajuste e matrícula extracurricular, acesse o tutorial desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia Educacional
https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1558984169
Para saber as disciplinas pelas quais você poderá cursar, ou problemas e alterações ocorridos no portal do Aluno entre em contato com a coordenação do seu curso https://www.ufsm.br/graduacao, que dará orientações de acordo com a sequência aconselhada e critérios conforme o Projeto Pedagógico do Curso.
Alguns cursos oferecem o ajuste de matrícula pelo Portal do Aluno. Acesse o tutorial desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/458/2020/10/TUTORIAL-Alunos-Ajuste-Presencial-via-Portal-do-Aluno-2020_2_v2-1.pdf
O critério de processamento das solicitações de matrícula é baseado no Índice de Desempenho Acadêmico de cada aluno (cuja fórmula de cálculo está disponível no histórico escolar do Portal do Aluno), mais alguns bônus conforme a situação de cada aluno em relação à disciplina solicitada.
O índice de desempenho acadêmico é a “nota de partida” de cada aluno e conforme a sua situação em relação à disciplina solicitada são atribuídos bônus. Esse resultado é o ranking de prioridade por disciplina solicitada na hora do processamento dos pedidos.
Os bônus são de 30.000 a 50.000 pontos a mais sobre o Índice de Desempenho Acadêmico se:
1) é aluno do Curso;
2) está no mesmo semestre da disciplina solicitada;
3) se está seguindo a sequência aconselhada do PPC;
4) é formando;
5) é aluno do mesmo Centro do Curso que está ofertando a disciplina.
Primeiramente, os professores devem atualizar a listagem de presença, para que, a partir desta listagem atualizada, você tenha acesso.
A CTE oferece atendimento suporte para esclarecimento de dúvidas e problemas técnicos dos usuários do Moodle. Acesse: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/cte/servicos/atendimento-ao-usuario-moodle
Está certo sim. A lei 12089/2009 proíbe que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, 2 (duas) vagas, simultaneamente, no curso de graduação.
Para regularizar sua situação, você deve efetuar o cancelamento em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/servicos/cancelamento-de-curso