Empresa comercializará Plataforma de Tração Multidirecional para a realização de Videocirurgia Gasles
No mês de fevereiro, a Universidade Federal de Santa Maria assinou seu quinto contrato de licenciamento, e a empresa contemplada é a Bhio Supply (Esteio/RS). Com o licenciamento a empresa poderá explorar comercialmente a tecnologia desenvolvida por pesquisadores da UFSM e da Fundacíon Centro de Cirurgia de Mínima Invasion Jesús Usón (CCMIJU).
Os criadores do invento são, o Professor do Curso de Medicina Veterinária do Programa de Pós-Graduação da UFSM, Maurício Veloso Brun, e os Doutores da Fundacíon Centro de Cirurgia de Mínima Invasion Jesús Usón (CCMIJU) Francisco Miguel Sánchez Margallo e Juan Alberto Sánchez Margallo.
A Bhio Supply, que atua na área da saúde, comercializará uma Plataforma de Tração Multidirecional para a realização de Videocirurgia Gasless. Esse tipo de cirurgia dispensa o uso de gás e utiliza outros mecanismos para criar um espaço de trabalho. Isso reduz o risco obtido com a distensão de gás em determinadas situações e pacientes.
A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (Agittec), por meio da Coordenadoria de Propriedade Intelectual, solicitou a proteção da tecnologia como patente de invenção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Na Espanha, a patente foi concedida em 2018, evidenciado o seu potencial tecnológico. Após a proteção, a empresa Bhio Supply assinou um contrato de Licenciamento de Tecnologia, documento jurídico que permite o uso das tecnologias desenvolvidas na UFSM nas empresas. O processo de licenciamento foi intermediado pela Coordenadoria de Transferência de Tecnologia da Agittec.
Sobre a tecnologia
O protótipo já testado na UFSM e na CCMIJU permite a realização da herniorrafia diafragmática, um procedimento cirúrgico que faz o fechamento de hérnia em cães sem que ocorra a insuflação da cavidade. Segundo o professor Maurício, que desenvolveu a pesquisa durante o seu pós-doutorado na CCMIJU, a tecnologia também poderá ser utilizada em outros procedimentos videocirúrgicos, com a vantagem de evitar danos nos pacientes relacionados à insuflação da cavidade com CO2.
“Inicialmente, a tecnologia foi projetada para ser usada em pequenos animais (cães e gatos), mas com o potencial de aplicação em outras espécies, incluindo humanos”, explica.
Veja o protótipo da Plataforma de Tração Multidirecional na ilustração abaixo:
O engenheiro e proprietário da Bhio Supply, Paulo Ferreira, destaca que “com a tecnologia a empresa estará criando um novo portfólio de produtos para atender o crescente mercado de cirurgia videolaparoscópica em animais”. Sobre a parceria entre UFSM e empresa, Ferreira ressalta que:
“é fundamental para o sucesso do projeto, pois estaremos aliando a experiência fabril com a experiência acadêmica para criar algo realmente útil para os médicos veterinários.”
Para mais informações sobre as patentes no Brasil e na Espanha, acesse o resumo da tecnologia.
Saiba mais sobre o processo das licitações e interação entre UFSM e empresa aqui.
Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)
Ilustração: Camila Santarem, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)