Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Empresa do Grupo Voalle é inaugurada na UFSM

Na tarde desta sexta-feira (17), foi inaugurada no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM a sede da unidade de pesquisa e desenvolvimento da Syntesis IT Services, empresa do Grupo Voalle que desenvolve soluções tecnológicas e infraestrutura. O evento contou com a presença do CEO do Grupo Voalle, Gilnei Engelmann, do Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação de Santa Maria, Ewerton Falk, do diretor da Agência de Transferência e Tecnologia (Agittec) da UFSM, professor Hélio Hey, e do reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann.

Em 2019, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo foi aprovado em primeiro lugar no Edital de Seleção de Empreendimentos para Incubação da Agittec, permitindo a instalação da Syntesis na UFSM. A unidade de pesquisa da empresa tem como objetivo auxiliar as empresas incubadas, impulsionar o mercado com novos produtos e serviços, gerando soluções inovadoras juntamente com comunidade científica da UFSM. Além disso, com a instalação na UFSM, a empresa pretende gerar novas vagas de emprego em Santa Maria, e prevê a contratação de 20 pessoas para atuar junto a equipe.

Inauguração da sede da empresa Syntesis IT Services no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM

O CEO do Grupo Voalle, Gilnei Engelmann destaca a importância dessa parceria entre UFSM e empresa, para o desenvolvimento do ecossistema colaborativo. “A Universidade é o centro de formação de conhecimento. Teremos uma troca constante de conhecimento, experiência, formando um ambiente que potencialize o desenvolvimento da cidade e da região”.

Durante a cerimônia de inauguração, o reitor da UFSM agradeceu ao Grupo Voalle pela confiança depositada na universidade e elogiou o trabalho realizado pela Agittec como promotora do desenvolvimento regional. “A UFSM está se traduzindo pela inovação e pelas estratégias de empreendedorismo. Uma parceria como essa ressalta a importância de colocar a estrutura da universidade, o seu potencial de conhecimento, e a pesquisa a serviço do desenvolvimento do país, nós temos essa missão como universidade pública”, destaca.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação de Santa Maria, Ewerton Falk ressaltou a alegria de estar presente na inauguração da Syntesis, e considerou o momento como uma materialização do símbolo da conexão entre poder público, academia, iniciativa privada e comunidade. “O nosso grande desafio é conectar o poder público, academia, iniciativa privada e comunidade. A universidade não desenvolve só conhecimento, mas também economia para a cidade. Fiquei impactado com os valores investidos em pesquisa em Santa Maria, a cidade tem que entender, reconhecer e valorizar isso”.

Para o diretor da Agittec, professor Hélio Hey a inauguração da empresa representa a concretização de um sonho. “A Syntesis é a primeira empresa a se instalar fisicamente como empresa constituída na nossa instituição. Para nós da Agittec é uma satisfação. Hoje temos as incubadoras Pulsar e ITSM com 34 empresas incubadas, e estamos entre as incubadoras mais fortes do Brasil. Tudo isso é fruto do potencial da nossa universidade e da nossa cidade, que trabalha no desenvolvimento do ecossistema regional”, enfatiza.

A Syntesis é uma das quatro empresas do Grupo Voalle, e oferece serviços especializados em infraestrutura, atuando em diversas áreas, como Redes, Hardware, Telefonia, Segurança de Informação, Banco de Dados, Linux e outras tecnologias.