Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ensaios de inversores fotovoltaicos são tema do primeiro episódio da segunda temporada do Inovação Além do Arco



A segunda temporada do programa Inovação Além do Arco estreia hoje, ambientada no Centro de Tecnologia (CT) da UFSM. O primeiro episódio trata dos ensaios de inversores fotovoltaicos realizados no Instituto de Redes Inteligentes (INRI). O diretor e professor, Leandro Michels, e outros pesquisadores falam sobre as atividades desenvolvidas e seu impacto na sociedade. 

 

O INRI é um órgão suplementar do CT localizado no prédio 09E do campus sede da UFSM. O instituto foi fundado em 2017 com o objetivo de promover as atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão desenvolvidas pelos grupos de pesquisa da área elétrica. O INRI é destaque na área de recursos energéticos distribuídos, com ênfase em geração solar fotovoltaica, geração eólica, veículos elétricos, sistemas de armazenamento de energia e modernização dos sistemas de distribuição de energia para possibilitar a integração desses recursos à rede. Em 2020, o instituto tornou-se uma unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Prédio 09E do campus sede da UFSM

Nas dependências do INRI há uma ampla e avançada estrutura laboratorial que atende as demandas do setor produtivo nacional por serviços tecnológicos, pesquisa, desenvolvimento e inovação. O Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC), que desenvolve pesquisas em sistemas de conversão de energia fotovoltaica há cerca de duas décadas, utiliza esse espaço para o desenvolvimento de seus projetos. 

 

Os pesquisadores já realizaram mais de uma dezena de projetos de P&D com empresas do setor eletroeletrônico e foram depositadas cerca de 10 patentes de invenção de tecnologias para o setor, sendo que uma delas encontra-se em processo de licenciamento. O INRI e o GEPOC têm apoiado a criação de startups como a Sonnen Energia, que completou seu ciclo na incubadora Pulsar. Além disso, colaboram ativamente junto aos comitês de normas técnicas ABNT, e em comissões do INMETRO e da ANEEL relacionadas ao setor. 

A temporada está apenas começando. Confira os próximos vídeos às sextas-feiras, no nosso Facebook e no nosso Instagram. É possível rever a primeira temporada no nosso canal do Youtube.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3193

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes