Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM atingiu em 2022 o recorde de recursos obtidos via FINEP

Foram mais de R$ 40 milhões em diferentes editais, com projetos sendo destaque nacional

A UFSM foi contemplada em 2022 com mais de R$ 40 milhões nos editais da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). É o maior valor já captado pela UFSM via FINEP em um ano. Como comparativo, o valor histórico das captações registradas entre 2008 e 2021 pela Instituição atinge cerca de R$ 55 milhões. Os nove projetos contemplados em 2022, os respectivos editais, valores e colocação nacional podem ser conferidos no quadro abaixo.

Vários fatores contribuíram para essa captação expressiva, na avaliação do diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), Daniel Bernardon. Ele cita a política da FINEP e do MCTI no lançamento dos editais – em maior número em 2022 – e a estratégia interna de parceria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Agittec e Secretaria de Apoio Internacional (SAI) nas divulgações, avaliações e preparação das propostas, já que para a maioria dos editais há necessidade de seleção interna, em função do número limitado de propostas a serem submetidas.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Wayne Nogueira, destaca também a estratégia de qualificar os projetos internamente e a articulação para contar com pesquisadores detentores de bolsa de produtividade (de desenvolvimento tecnológico e/ou pesquisa) como qualificadores das equipes proponentes.

Os recursos obtidos via FINEP são estratégicos para a Instituição, sendo destinados para a construção de prédios e laboratórios, equipamentos de grande porte, desenvolvimento de pesquisas e inovações, contratações de recursos humanos, dentre outros.

Projetos da UFSM contemplados em 2022:

Edital Projeto Colocação Valor
Ambientes Controlados e Salas Limpas Implantação da infraestrutura NB2 para experimentação multiusuária com roedores na UFSM 1 R$ 3.619.053,94
Laboratórios abertos de prototipagem e espaços compartilhados Laboratório de Prototipagem Rápida, Manufatura Aditiva, Inovação e
Serviços (Lab3D+)
3 R$ 1.835.000,00
Edital PROINFRA 2021
Ampliação de Infraestrutura para a Caracterização de Moléculas com Foco na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida 30 R$ 3.221.176,57
Sistema de Varredura a Laser para determinação de Perfis de Vento 39 R$ 1.331.877,62
Apoio financeiro a parques tecnológicos em implantação e em operação – 01/2021 Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM 1 R$ 9.886.068,20
Startups IA – Subvenção Econômica à Inovação ZEIT Portabilidade Serviços de Análises Químicas Ltda 1 R$ 998.800,00
Rota 2030 – Rede de ICT Soluções de propulsão a hidrogênio para motores de combustão interna de máquinas agrícolas 2 R$ 3.574.121,44
Cidades Inteligentes e Sustentáveis CORSAN LABS – Prédio Inteligente e estudo de mobilidade elétrica para empresa 2 R$ 14.578.397,84
Inovação para a Base Industrial de Defesa – BID AEL Sistemas S.A.
Coexecutora: AEROMOT Aeronaves e Motores S/A
1 R$ 1.500.000,00
Total R$ 40.544.495,61

Destaque nacional

Em vários editais, além de garantir a captação de recursos, os projetos da UFSM obtiveram colocações de destaque no país: foram quatro primeiras colocações, além de dois projetos classificados em segundo lugar e um em terceiro. Para Bernardon, isso é resultado da qualificação da equipe e das propostas encaminhadas.

Um dos projetos que ficou em primeiro lugar nacional é o do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia, aprovado no Edital de Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação – 01/2021 para receber R$ 9,8 milhões – o segundo maior entre os valores obtidos pela UFSM no ano passado.

“Um diferencial, além da equipe e da proposta qualificada, reside no fato que conseguimos mais de 100 cartas de apoio de várias entidades da quádrupla hélice (poder público, empresas, sociedade civil organizada, instituições de ensino)”, afirma Bernardon, que coordena o projeto do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia. Está prevista a construção de um hub de inovação nas verticais de bioinsumos, agrotecnologias e foodtechs. Além de melhorias na infraestrutura, o recurso também será destinado à contratação de serviços especializados para sustentabilidade do Parque.

Expectativa para 2023

Para 2023, a expectativa é que a UFSM avance na articulação entre os grupos de pesquisa e nas regulamentações internas de laboratórios multiusuários e compartilhados para que a Instituição possa ser ainda mais competitiva frente aos futuros editais externos. Além disso, de acordo com Bernardon, é necessário que se mantenham os fomentos, com novos editais. “Inclusive já estamos trabalhando na proposta da UFSM de edital aberto”, afirma.

FINEP

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) é uma empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, que busca promover o desenvolvimento econômico e social em setores e áreas prioritárias, sendo a maioria dos apoios por meio de subvenção econômica vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Texto: Ricardo Bonfanti/Agência de Notícias
Artes: Daniel Michelon de Carli/Unidade de Comunicação Integrada