UFSM conquista primeiro lugar em edital FINEP e obtém R$ 10 milhões para Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia

Edital é voltado ao apoio financeiro para Parques Tecnológicos em implantação ou operação

Foi divulgado ontem (30) o resultado da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-Verde Amarelo – Parques Tecnológicos que tinha como finalidade a seleção de propostas para o apoio financeiro a parques tecnológicos em implantação e em operação. A Universidade Federal de Santa Maria conquistou o primeiro lugar no edital, garantindo recurso de R$ 10 milhões para implantação de Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia.

O edital tem como objetivo a concessão de recursos financeiros não reembolsáveis destinados a Parques Tecnológicos em Implantação ou em Operação como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), bem como promover o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e da sociedade do conhecimento.

Projeto de hub de inovação a ser desenvolvido na UFSM

O projeto desenvolvido na UFSM prevê a construção de um hub de inovação nas verticais de bioinsumos, agrotecnologias e foodtechs. Além de melhorias na infraestrutura, o recurso também será destinado a contratação de serviços especializados para sustentabilidade do parque.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, comemora o resultado. “É uma grande alegria para a  UFSM ter esse retorno positivo! Isso demonstra o empenho e a qualificação das nossas equipes na busca pelo desenvolvimento da instituição e da região. Além disso, em tempos de crise, em que temos que reajustar nossos gastos em todas as áreas da Universidade, ter esse projeto aprovado é um alívio, pois veremos iniciativas como essa tomando forma e contribuindo com o desenvolvimento da nossa sociedade”, afirma Schuch.

Além da UFSM, a Universidade Franciscana (UFN) também foi contemplada no edital, somando mais R$ 4 milhões para a implantação de parques tecnológicos na região. O resultado pode ser conferido no site da Finep.

Com informações da Agittec