Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM comemora 50 anos



 

Maior centro de ensino da UFSM, atualmente o CCSH possui todos os cursos no campus Camobi

Nesta sexta-feira (5), o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) completa 50 anos de história na UFSM. A campanha do cinquentenário tem por slogan “Cada  vez mais sociais e humanas” e busca compartilhar conquistas, experiências, destacar projetos importantes e tudo que seja de alguma forma relacionado ao CCSH e sua história. Atualmente, é o maior centro de ensino da universidade, com o total de  24 cursos de Graduação e 12 Programas de Pós-graduação, distribuídos em 12 departamentos Os cursos que compõem o Centro fundamentam-se na capacitação social e humana dos seus acadêmicos e tem como principal preocupação garantir a qualidade em ensino superior, pesquisa e extensão.

Criado em 1970, foi inicialmente chamado de Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, por ser composto pelos cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. Com o passar do tempo, veio a implementação dos cursos de Arquivologia e de Comunicação Social, (Habilitação em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda), ainda na mesma década, e o curso de História. Com isso, o Centro passou a ter a denominação atual. Em 1996 foi inserido o curso de Psicologia e em 1997, o de Ciências Sociais. No segundo semestre de 2009, iniciaram os cursos de Filosofia (Bacharelado), de Sociologia (Licenciatura) e de Relações Internacionais. Serviço Social e Produção Editorial (mais uma habilitação de Comunicação Social) tiveram vagas ofertadas no vestibular de 2010. 

Para dar apoio às atividades desenvolvidas, o CCSH possui dois órgãos suplementares: Assistência Judiciária da UFSM e Biblioteca Setorial do CCSH. Também possui três órgãos de apoio: Gabinete de Projetos (GEAIC), Unidade de Tecnologia de InformaçãoUnidade de Apoio Pedagógico e uma Secretaria de Apoio Administrativo, que contempla os Núcleos de Infraestrutura, de Comunicação Institucional, de Execução e Controle Orçamentário e de Patrimônio. Além dessa estrutura, há laboratórios de suporte às disciplinas práticas ligadas aos departamentos de ensino.

Atualmente, o CCSH possui cursos distribuídos no Campus da UFSM – prédios 21 (secretaria de comunicação), 74A, 74B, 74C e conta também com a biblioteca no 74D. O prédio 74 possui o Auditório do CCSH, que fica localizado no segundo andar, com capacidade para 155 pessoas sentadas. Este ano, o CCSH está integralmente no Campus em Camobi. Anteriormente, existiam cursos sendo ministrados na Antiga Reitoria, localizada no centro de Santa Maria. A integração total do centro ao Campus Camobi completou-se com a mudança do curso de Direito para os prédios 74. A direção do centro está atualmente sob responsabilidade dos professores Mauri Leodir Löbler (Diretor) e Wanderlei José Ghilardi (Vice-diretor).

Mauri Löbler, que além de atual diretor do centro, é egresso e professor do Curso de Administração, conta que tudo mudou quando o cenário atual surpreendeu a todos e o isolamento social fez com que as aulas presenciais fossem suspensas. Mas destaca a importância das pesquisas na área da saúde e que nesse momento a tecnologia se mostra uma grande aliada, por aproximar aqueles que gostariam de estar reunidos. “Estamos fazendo o que é possível, aproximando sentimentos, mesmo a distância. Algumas coisas ficarão para depois, com um aprendizado maior. Vamos aprender que um sorriso espontâneo muda o dia de uma pessoa, que um cumprimento cordial pode acalmar um coração aflito. Esperamos que os 50 anos das Sociais e Humanas da UFSM seja um marco, que o 2020 seja apenas lembrado pela falta que fez nos encontrar, e que logo seja passado o desprezo que fomos tratados, machuca muito para quem trabalha, TAE ou docente, em 2020 com Sociais e Humanas. Mas continuamos provando que precisamos ser cada vez mais Sociais e Humanos”, comenta Mauri.

Atuação no ensino e pesquisa

Atualmente, existem 66 projetos de ensino e 501 projetos de pesquisa registrados no CCSH. Por ter uma vasta grade de cursos e programas de pós-graduação, essa grande mistura proporciona diversas opções de trabalho, tanto em pesquisa quanto em ensino. A área das sociais e humanas  atua no que há de mais rico e relevante material: o humano. O ambiente social pode ser entendido e transformado pelas pesquisas, bem como o ensino transfere e discute (entre docentes e estudantes) o que está em pauta na sociedade.

Em outubro de 2019 aconteceu a  I Mostra de Projetos de Extensão e Prestação de Serviços do CCSH – Cadê a UFSM? , que teve o objetivo de  divulgar alguns dos projetos de extensão desenvolvidos, tirar dúvidas e também oferecer os serviços prestados pelas Empresas Juniores, pela Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia e pela Assistência Judiciária Gratuita.

Além disso, o CCSH possui 15 revistas produzidas pelas suas áreas, com divulgações de pesquisas desenvolvidas. 

Extensão e Inovação: incluindo a comunidade

O CCSH possui 185 projetos de extensão registrados e em funcionamento atualmente. As Empresas Juniores são bastante ativas, proporcionando oportunidades de conhecimento aos alunos e de obtenção de serviços a baixo custo pela comunidade. Atualmente existem 5 EJ: Objetiva Jr (Administração), Caduceu Jr (Contábeis), Nuvem Jr (Relações Públicas), Orienta Jr (Psicologia) e F5 (Relações Internacionais). Todas elas são encabeçadas por algum curso/docente, mas aceitam estudantes de outras áreas de conhecimento. A Caduceu Jr, por exemplo, oferece o serviço de declaração do Imposto de Renda por um valor simbólico. Assim, todas elas prestam, em suas áreas, serviços à comunidade. A CEIP (Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia) atende à comunidade, servindo como um espaço de aprendizado ao formando do curso de Psicologia, além de promover eventos e outras atividades. A Assistência Jurídica é um órgão complementar da Direção do Centro, prestando atendimento jurídico gratuito à população.

Comemoração virtual dos 50 anos 

O CCSH havia programado uma grande comemoração para 2020, com eventos em todos os meses do ano. Tendo em vista a pandemia, foi necessário reorganizar as atividades. Antes da quarentena, em março, aconteceu o Lançamento das Comemorações com o Campus Open Mapping e o Lançamento do Selo Comemorativo. Atualmente, o centro está trabalhando com duas campanhas online: Campanha do vídeo comemorativo e a Campanha Cada Vez Mais Sociais e Humanas que consiste na gravação de vídeos de até um minuto, com a participação de pessoas com vínculo no CCSH (TAE ou Docente – em atividade ou aposentado, estudante – atual ou egresso, terceirizado) para contar a sua história no CCSH. 

A intenção é retornar com algumas atividades comemorativas no pós-quarentena. Por exemplo, lançamento de um livro histórico do CCSH, lançamento do III Painel Artístico, organização de uma cerimônia com ex-diretores do Centro, entre outras ações, caso a situação permita. Depoimentos e mais detalhes sobre as comemorações dos 50 anos do Centro pode ser conferido na página do Facebook

Agência de Notícias UFSM

Reportagem: Vitória Parise, bolsista de jornalismo da Agência de Notícias da UFSM
Informações e fotos: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH

Edição: Davi Pereira
Vídeo: Estúdio 21/Facos

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2742

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes