Equipe da UFSM conquista 2º lugar em desafio técnico da RoboCup 2015

O trabalho de treino realizado no campo de grama artificial na sede da equipe de futebol de robôs Taura Bots, junto ao Laboratório PRO+E (Centro de Tecnologia), atingiu o resultado almejado. A equipe da UFSM, que trabalha em parceria com a equipe WF Wolves da Univ. de Ciências Aplicadas de Ostfalia, da Alemanha, conseguiu conquistar o 2º lugar no torneio mundial de robôs, RoboCup 2015.

Entre os dias 17 e 23 de Julho, a equipe esteve na cidade de Hefei na China participando da maior competição acadêmica de robótica do mundo, a RoboCup 2015. Criando um time misto entre a equipe da UFSM e a equipe alemã, a Taura Bots competiu em duas categorias da liga de robôs bípedes (que caminham sobre duas pernas): com os robôs de tamanhos pequeno (de 40cm a 90cm de altura), e com os de tamanho médio (de 80cm a 140cm de altura).

Além de dividir custos, a parceria através do acordo bilateral com a universidade alemã promove intercâmbio e trocas de conhecimento. “Além do custo de aquisição, manutenção e transporte dos equipamentos, e gastos com a viagem da equipe, há ainda demandas humanas em áreas diversas, como mecânica, eletrônica e computação. Através desta parceria conseguimos dividir essas diversas responsabilidades.” explica o Prof. Rodrigo da Silva Guerra, coordenador da equipe. A equipe ainda conta com o Prof. Giovani Librelotto e diversos alunos dos cursos de Eng. de Controle e Automação, Eng. da Computação, Ciência da Computação e Desenho Industrial.

Com o objetivo de até 2050 fomentar o desenvolvimento de robôs humanoides capazes de jogar contra humanos, a RoboCup exige a cada ano mais inteligência, robustez e autonomia dos robôs. Pela primeira vez este ano os robôs precisavam caminhar sobre grama artificial ao invés de carpete, e detectar bolas e traves sem o código de cores especial utilizado anteriormente, onde a bola era sempre laranja e as traves eram amarelas, para facilitar a identificação pelo sistema de visão dos robôs.

Representando a UFSM, o Prof. Rodrigo Guerra e o aluno de Ciência da Computação Fabrício Montenegro viajaram à China, onde se encontraram com os 11 integrantes da equipe alemã e com o aluno Lucas Wilke Dalla Rosa, do curso de Eng. de Controle e Automação da UFSM, que já vinha trabalhando com a equipe alemã desde o início do ano, durante o intercâmbio na Univ. de Ostfalia, onde aprendeu a operar os robôs. O aluno ainda teve a oportunidade de viabilizar um intercâmbio custeado pela RoboCup em Taiwan, onde trabalhou com uma equipe de taiwaneses, canadenses e iranianos por cerca de três semanas antes de seguir para a China.

No torneio de futebol, das 15 equipes apenas 5 conseguiram marcar algum gol na primeira rodada, infelizmente a UFSM não estava entre elas. Eliminada do torneio de futebol, o foco da equipe mista se voltou aos desafios técnicos, que são provas que testam habilidades dos robôs, antecipando regras que podem ser integradas ao torneio de futebol nos anos subsequentes. Nesta categoria, o desempenho superou o das outras equipes e alcançou o segundo lugar na competição, com destaque para a prova de salto, onde nosso robô conseguiu se manter no ar por 226ms, o maior tempo de todos. Este desempenho se deve principalmente à tecnologia de atuadores com molas em série, desenvolvidos pelo Grupo de Automação e Robótica Aplicada (GARRA) da UFSM.

Voltando para a UFSM com o título do segundo lugar e diversos elogios, a equipe Taura Bots também ganhou o Bender, um robô humanoide cedido pela equipe parceira alemã. “Ficamos contentes com este primeiro resultado, bastante bom para uma equipe iniciante. Mas ano que vem a meta é voltar com um troféu!” — desabafou o Prof. Rodrigo Guerra.

Preparativos pré jogo.

Brasileiros e alemães trabalhando lado a lado na equipe mista.

Prof Rodrigo da Silva Guerra ajustando o algoritmo de caminhada desenvolvido pelo aluno Rafael Miranda do Curso de Eng de Controle e Automação

Em preto os três membros da equipe Taura Bots da UFSM. À esquerda o aluno Lucas Wilke Dalla Rosa do curso de Eng. de Controle e Autom., ao centro Fabrício Montenegro, recém graduado em Ciência da Computação e à direita o Prof. Rodrigo da Silva Guerra. Ao fundo o Prof. Reinhard Gerndt, mentor da equipe WF Wolves da Univ. de Ostfalia na Alemanha.

Foto ao final do último jogo que infelizmente eliminou nossa equipe do torneio.

Campo de treino.

Certificado de segundo lugar nos desafios técnicos.