Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Vitória! Confea confirma a Engenharia Acústica como uma profissão regulamentada

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) regulamentou, na última quinta-feira (18), a profissão de Engenheiro Acústico como uma função com atribuições específicas. Com a mudança, passam a existir atribuições que só um Engenheiro Acústico pode realizar. Antes, o Engenheiro Acústico era sempre subalterno aos outros engenheiros, realizando funções que serviam apenas como apoio às outras áreas da engenharia.

O processo para esta regulamentação partiu dos professores do curso de Engenharia Acústica aqui da UFSM, e foi longo e complicado. Começou lá em 2013, com uma visita do Ministério da Educação, que atestou que o curso estava dando uma formação qualificada para os seus alunos. Após a visita, os professores do curso fizeram uma verdadeira procissão por todas as Câmaras do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS). Cada câmara é responsável por determinadas áreas da engenharia, e todas consideraram que a Engenharia Acústica não era contemplada por nenhuma área. O parecer foi levado ao CONFEA, em Brasília, que realizou consultas internas e populares sobre a criação da nova profissão. As opiniões foram, no geral, positivas.

Com isso, a batalha final: ser aprovado pelo plenário do CONFEA. A discussão foi favorável, mantendo como dúvida em qual câmara a Engenharia Acústica se encaixaria. Com a vitória no plenário, optou-se por colocar a área da Acústica junto com a Câmara Industrial (que engloba engenharias como a Mecânica e a Aeroespacial). A coordenadora do curso de Engenharia Acústica da UFSM, Dinara Paixão, afirma que o Centro de Tecnologia e seus professores fizeram história ao regulamentar uma nova engenharia no Sistema Confea. Criar uma nova profissão. “A sensação é de alegria e de alívio por que a gente assumiu um compromisso com essas pessoas que mudaram as suas vidas para vir à Santa Maria estudar Engenharia Acústica”, completou Dinara.

O curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria é único no Brasil. Foi fundado em 2009, junto com o processo do ReUni. No final de julho desse ano, o curso formou a sua segunda turma, formada por estudantes do Brasil inteiro. Muitos desses estudantes estão hoje já empregados em grandes empresas e projetos do Brasil e do mundo.

eac

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.