Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Circuitos Implantáveis é tema de palestra no CT



Semana passada, dia 19, o auditório Pércio Reis recebeu a palestra “Circuitos Implantáveis para Controle de uma Nova Geração de Próteses”. A atividade foi organizada pela coordenação do curso de Engenharia de Produção, pelo grupo de pesquisa de robótica e pelo Diretório Acadêmico da Automação, o DAAUTO, e foi gratuita para todos os ouvintes. O foco do evento foi a divulgação científica sobre implantes de próteses automatizadas, que podem trazer uma nova perspectiva para pessoas com deficiências motoras.

Quem ministrou a palestra foi o professor do Centro de Tecnologia César Rodrigues. O professor César é especialista nas relações entre sistemas biológicos e eletrônicos, já tendo inclusive pesquisado sistemas integrados para próteses visuais. Segundo o professor, o objetivo da palestra era comunicar aos alunos quais os temas das suas pesquisas. Mais especificamente, ele mostrou aos presentes sobre um novo circuito que ele está desenvolvendo com próteses de mão: “Ela é capaz de sentir as texturas e devolver a pessoa essa sensação, de forma a permitir que a pessoa que tenha a mão amputada, por exemplo, tenha um mínimo de sensação do que está ocorrendo”.

O estudante Fernando Miranda, do curso de Engenharia de Controle e Automação, considerou a palestra importante para a sua formação e afirmou que deseja trabalhar na área após a sua formatura. “Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha e até algumas coisas que eu nem tinha pensado, como por exemplo, os ruídos, que eu nunca tinha pensado, na parte de interpretação do sinal”, afirmou Fernando, que complementou que o professor mostrou fórmulas que contribuem para a diminuição deste problema do ruído.

 IMG 6901

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-838

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes