Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

ITEP Jr dá nova cara a um dos banheiros do Centro de Tecnologia

Você está na aula no segundo andar do prédio principal e, de repente, bate aquela vontade de ir ao banheiro. Você tem duas opções: os toilettes mais próximos da ponte que leva ao Anexo C, e os que ficam ao fim do corredor, próximos ao acesso aos outros dois anexos. Se você usa o sanitário masculino e optou pela primeira opção, provavelmente deve ter ficado surpreso em encontrar o banheiro interditado por mais de uma semana. Ao tentar novamente, passada essa semana, o nosso apertado personagem se surpreende: o que aconteceu com o banheiro? Ele não era assim.

1

Isto é porque a ITEP Jr, empresa júnior surgida entre os alunos de Engenharia de Produção, realizou uma ação no banheiro masculino do segundo andar, uma reformulação completa na aparência do banheiro. Das paredes monocromáticas, o banheiro ganhou o colorido do giz, espalhado para que se possam fazer as intervenções. A obra dos alunos das disciplinas de expressão gráfica Gabriel DutraHelena Waldraff eEduardo Ferreira Moraes é um modelo interativo de ambiente, que faz com que o próprio usuário crie a decoração do ambiente.

A ideia surgiu depois do projeto “Prata da Casa”, quando acadêmicos, egressos e docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo repaginaram toda a sede do curso. Assim, a Direção do Centro de Tecnologia reuniu as entidades estudantis e as convocou para realizar feitos semelhantes nos banheiros dos demais prédios do CT. A primeira a atender ao chamado foi a ITEP Jr, com a reforma do banheiro masculino do segundo andar. “É uma ideia que a gente trouxe para todo o Centro, e esperamos que em um futuro próximo, cada banheiro seja adotado por uma entidade. Nós temos hoje oito entidades, e esperamos que, com todo o apoio dos professores e dos servidores, possam elas adotarem os seus banheiros em breve”, afirmou o diretor do Centro de Tecnologia, Luciano Schuch.

De acordo com o membro da ITEP Jr, Ernesto Wild, um dos destaques do projeto foi a “carta branca” dada pela direção do centro para execução de ideias na aparência do banheiro. Isso mobilizou toda a empresa, tanto em recursos quanto em pessoal, para atuar na missão dada: “A gente conseguiu fazer uma coisa diferente do que a gente está acostumado a fazer, e conseguiu repassar isso pro pessoal de maneira que todos passassem a dar mais cuidado ao banheiro”.

2  3

Texto e foto por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.