Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Veja como foi a participação do CT no Descubra UFSM



O Descubra, projeto da Universidade Federal de Santa Maria que apresenta os seus cursos e projetos para estudantes do Ensino Médio de todos os estados, chegou à sua terceira edição entre os dias 14 e 16 deste mês. O evento, que acontece no Centro de Eventos da Universidade, bateu o seu recorde de participantes do ano passado: cerca de 25.000 pessoas de 250 escolas passaram pelo Descubra nesse ano, conta os aproximadamente 20.000 visitantes de 2015.  Sob o tema “O todo que é você”, o evento trouxe palestras, apresentações culturais, praça de alimentação além, é claro, dos estandes com os cursos da nossa Universidade.

E o Centro de Tecnologia não poderia ficar de fora dessa! Todos os catorze cursos de graduação do CT estiveram presentes. Os cursos tentaram inovar nas suas apresentações, trazendo novidades que levassem os secundaristas indecisos a, quem sabe, optar por um dos cursos apresentados. Nossa reportagem esteve no segundo dia do Descubra, e captou um pouquinho do que cada um dos cursos trouxe para a feira. Confira!

descubra arq

  • Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura, além de materiais impressos, trouxe maquetes de projetos realizados pelos alunos do curso. “As maquetes chamam bastante atenção pelos detalhes, que é possível verificar. A gente trouxe desenhos, croquis feitos à mão, pro pessoal ver que está ao alcance de todos saber desenhar. Esses desenhos foram feitos por alunos que entraram sem saber desenhar”, explica a acadêmica e expositora Júlia Scremin.

  • Ciência da Computação

Os alunos do curso se focaram em trazer projetos práticos desenvolvidos, que chamaram muito a atenção dos presentes. Um dos mais chamativos era o de um carro-robô, que circulava em uma pista no estande. “Esse carro faz um percurso montado com linhas e segue esse percurso com um sensor. Atrai bastante essa parte prática do curso. O pessoal para e se interessa por saber”, é o que disse Ricardo Rodrigues, aluno expositor.

  • Engenharia Acústica

Aqui a responsabilidade era grande, afinal, o curso de Engenharia Acústica é inédito no Brasil, existindo apenas na UFSM. “Jogando em casa”, os acadêmicos trouxeram o projeto da Sofia, maquete de uma cabeça humana que possui internamente um arranjo de microfones, reproduzindo a captação de som do nosso sistema auditivo. A acadêmica Caroline Gaudeoso afirmou já estar acostumada a explicar o curso, já que amigos e familiares constantemente a questionam sobre isso, pelo ineditismo da área.

  • Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Telecomunicações

Os cursos caçulas do CT também estiveram presentes. Para o acadêmico Nicolas Mulscoff, de Engenharia Aeroespacial, não há dificuldade em apresentar o curso: “O tema aeroespacial traz muito interesse. As pessoas vem muito abertas pra conversar com a gente.”. O curso trouxe uma réplica de um satélite feito pelo INPE que está, nesse momento, no espaço, e um protótipo de foguete realizado pelos calouros do curso. Já a Engenharia de Telecomunicações trouxe um computador que interceptou os sinais de todas as frequências presentes no CT. O acadêmico e expositor Lucas Bueno apontou que também não viu dificuldade na apresentação, já que existe muita curiosidade pela sua área, pois todos mexem diariamente com aparelhos que envolvem as telecomunicações.

descubra civil

  • Engenharia Civil

O curso com maior disputa de vagas no Centro também é um desafio enorme para seus expositores, afinal, a procura é muito grande. Projetos e plantas realizadas em sala de aula foram levados ao estande que teve, como maior objetivo, tirar dúvidas sobre os detalhes do curso. É o que explica o acadêmico Eduardo Schneider: “A gente tenta mostrar um pouco o que é o curso, o que a gente aprende os objetivos do curso. É uma responsabilidade, passa muita gente aqui”.

  • Engenharia de Computação

O curso trouxe vários projetos para mostrar aos secundaristas visitantes. Uma das coisas mais chamativas foi um microscópio com um chip, que mostrava como esse componente essencial para a computação é quando aumentado muitas vezes. O curso também levou o Sysclean, projeto premiado realizado pelos alunos de Engenharia da Computação.

  • Engenharia de Controle e Automação

Sempre muito chamativa e procurada, a Engenharia de Controle e Automação trouxe o que tem de melhor: robôs. O andróide Dmitri, que disputou a Robocup na Alemanha e um robô, ainda não finalizado, que será usado para ensinar robótica, programação e lógica para crianças do ensino médio. “Várias vezes a pessoa sabe o que quer fazer da vida, mas não qual curso faz isso. Muitas vezes eu falo que Engenharia de Automação cuida de tecnologia, e para mim a tecnologia é o futuro”, afirmou Milton Matoso, aluno do curso.

  • Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção tem um desafio muito grande: como conquistar as pessoas em um curso que produz poucas coisas físicas, palpáveis? Como atrair com gráficos e planilhas quando os outros trazem projetos, maquetes e robôs? Para a acadêmica Virgínia Tomaz, a solução está em mostrar que o curso é prático, acima de tudo: “A gente foca nisso, na aprendizagem teórica, mas buscando fazer tudo na prática. O pessoal tem se interessado pelo mercado de trabalho ser bastante amplo, e pelas diversas áreas em que a gente pode estar atuando”.

  • Engenharia Elétrica

Um dos cursos mais antigos do CT, a Engenharia Elétrica estava sendo supervisionada de perto pelo seu coordenador, professor Geomar Martins. Os alunos do curso trouxeram ao estande banners, informativos audiovisuais e dois experimentos: um protótipo de energia solar e um experimento com forças magnéticas. “A gente tentou mostrar um pouco a realidade do curso, quebrar alguns mitos que os alunos tem em relação á matemática e física. O aluno não precisa ser nota 10 nessas matérias para fazer Elétrica”, afirmou Fernanda Mendes, discente expositora do curso. 

descubra formula

 

        descubra bombaja
  •  Engenharia Mecânica

O curso esteve presente com projetos de extensão muito queridos na UFSM: o Carrancho Aerodesign, o Fórmula UFSM e o Bombaja. Vários visitantes pararam para falar sobre o projeto e contemplar os carros e aviões produzidos.

  • Engenharia Química

A Engenharia Química trouxe informativos para que os visitantes entendam a atuação e as possibilidades que existem na área. Mas o curso se focou muito mais em pessoas, na experiência que cada um dos alunos expositores tem na área, e na vontade de expressar a sua paixão pelo curso. A expositora Stéphanie Alleadynes decidiu fazer o curso na edição do Descubra de 2015: “Quando eu vim há um ano atrás eu estava no lugar dessas pessoas, quem tava na mesa explicou tão bem as áreas que a Engenharia abrange, me deixou com o mesmo brilho nos olhos que eu vejo agora nas pessoas”.

  • Engenharia Sanitária e Ambiental

Um dos cursos mais envolvidos com as temáticas sociais do Centro de Tecnologia, a Engenharia Sanitária e Ambiental trouxe na sua apresentação uma maquete que representa todo um sistema de saneamento básico e as várias áreas de atuação do curso. “Mostra um pouco do tratamento de água, o tratamento de esgoto que a gente pode fazer, biodigestores, aerogeradores, energias renováveis e construções verdes”, complementa a expositora Paula Fensterseifer, acadêmica do curso.

descubra si

  • Sistemas da Informação

O curso é um dos mais próximos, em termos de currículo, do empreendedorismo e da inovação tecnológica, áreas que atraem muito os que circulam pela feira. Logo, os expositores apostaram nisso nas suas apresentações. Foi levado no estande projeções de figuras em realidade aumentada, além de jogos que estimulem a lógica e a programação nos que pararam para acompanhar. “Eu senti falta de mais informação a respeito dos cursos superiores. Estar aqui, passando essas informações e tirando essas dúvidas deixa uma sensação de dever cumprido” é o que afirma Romeu Casarotto, acadêmico do curso.

 

Texto por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

 


Publicações Recentes