Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Avibrás e UFSM estreitam relacionamento



Semana passada, nos dias 6 e 7 de outubro, representantes do Centro de Tecnologia realizaram visita à empresa Avibrás Indústria Aeroespacial S.A. A Avibrás, empresa da área de defesa, é fabricante de equipamentos usados para o lançamento múltiplo de mísseis e foguetes, incluindo viaturas lançadoras, viaturas de comando e controle, foguetes, mísseis de cruzeiro, turbinas, veículos aéreos não tripulados, dentre outros. A visita da equipe do Projeto SIS-ASTROS à empresa teve como missão conhecer in loco os simuladores já produzidos e em desenvolvimento, a fim de incrementar o conhecimento dos pesquisadores para o projeto e especificação dos novos simuladores. 

O Projeto SIS-ASTROS é desenvolvido pela UFSM em parceria com o Exército Brasileiro, operacionalizado pela FATEC e coordenado pela Profa. Lisandra Manzoni Fontoura, do Departamento de Computação Aplicada. O Projeto SIS-ASTROS tem por objetivo a especificação e construção de simuladores ao Projeto Estratégico ASTROS 2020 (PEE ASTROS 2020). Uma das atividades do projeto SIS-ASTROS é a especificação técnica dos simuladores virtuais técnicos para as seguintes viaturas: Lançadora Múltipla de Universal, Unidade de Controle de Fogo, Viatura de Comando e Controle e Viatura Posto de Comando e Controle de Bateria.

Pelo reconhecimento da importância estratégicas das pesquisas realizadas pela equipe do CT/UFSM, foi a primeira vez que a empresa permitiu acesso a setores de desenvolvimento de sua planta industrial, tendo vislumbrado na UFSM um potencial parceiro para desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao setor de defesa. Alguns simuladores já são produzidos pela Avibrás em versões que deverão ser adaptadas/modernizadas aos requisitos do Exército Brasileiro.

 

visita avibrás

Da esquerda para a direita: Marcos Agmar de Lima Souza e Elcio Prado Martins da Costa (Gerentes de Desenvolvimento de Negócios); Prof. Dr. Edson Pignaton de Freitas e Prof. Dr. Raul Ceretta Nunes (Pesquisadores do projeto SIS-ASTROS); Cel. André Luiz Maciel de Oliveira (Oficial Supervidor do PEE ASTROS 2020 – Escritório de Projetos do Exército); José de Sá (Vice-Presidente de Relações Institucionais).

 
Texto por Mariana Rezer, acadêmica de Produção Editorial – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.
Com informações do Prof. Dr. Raul Ceretta Nunes.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-888

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes