Alunos do CT são destaque no Perfil Empreendedor 2016

O Centro de Tecnologia esteve bem representado no concurso Perfil Empreendedor 2016, organizado pela RBS TV Santa Maria. A quarta edição do concurso foi dividida em três categorias (ensino médio, ensino técnico e ensino superior) e teve como objetivo despertar, estimular e fortalecer o espírito inovador e empreendedor nos estudantes da cidade e região. As premiações foram entregues na terça-feira (1º), durante a Feisma.

Na categoria Ensino Superior, o primeiro lugar ficou com o projeto Sysclean – Sistema Inteligente de Coleta de Resíduos, que tem como objetivo medir o nível residual contido nos contêineres. Desse modo, o nível, juntamente às coordenadas geográficas de cada contêiner, é enviado a uma central onde os mesmos são disponibilizados para visualização dos órgãos responsáveis pela coleta. Na central é possível estimar uma rota de coleta otimizada que somente inclui os contêineres em que a coleta se faz necessária. O projeto foi orientado pelo Professor Carlos Henrique Barriquello e elaborado pelos estudantes Fabrício Moretto Bottega, Josias Marcos Orlando e Matheus Dal Mago. Além do concurso Perfil Empreendedor 2016, os estudantes ganharam, em agosto desse ano, um prêmio nacional de inovação e tecnologia na competição Telit Cup Brasil

O segundo lugar ficou com o projeto Startup Cleo, orientado pela Professora Juçara Gubiani e elaborado pelos estudantes Tatiana Massarollo, Maicon Luiz Anschau e Vinicius Coelho.

adubaêOutro projeto de alunos do CT também esteve no pódio, a Vermicomposteira Adubaê ocupou o terceiro lugar. A Adubaê foi criada com a finalidade de degradar os resíduos orgânicos em casa, e assim reduzir o volume de rejeitos destinados ao aterro sanitário da cidade. Além disso, há a geração de adubo doméstico, que pode ser utilizado na horta ou jardim do cliente. A orientação do projeto foi feita pelo Professor Elvis Carissimi, e os membros da empresa Renove Jr Marília Barros de Oliveira, Jasmin Pergher Machado e Guilherme Lemes Erthal assumiram o projeto.

Jasmin Machado, umas das desenvolvedoras do projeto, conta que estavam desenvolvendo a vermicomposteira para adicioná-la ao portfólio da empresa júmior quando Marília, que estava guiando o projeto, enxergou o concurso Perfil Empreendedor como uma boa oportunidade e decidiu realizar a inscrição. Os estudantes buscavam uma forma de fazer o projeto fluir, dando visibilidade à empresa júnior, ao curso e à Universidade.

Para a presidente da empresa Renove Jr, Marília Oliveira, o projeto é muito importante pois traz o princípio da vermicompostagem pra dentro de casa. “É a possibilidade que você tem de não deixar teu resíduo orgânico ir para o aterro sanitário, diminuindo a quantidade de problemas que temos hoje, além de contribuir para o catador não ter um trabalho tão desgastante”, disse Marília. Segunda ela, a visibilidade que o projeto está tendo é muito importante, já que os resíduos orgânicos são essênciais para o meio ambiente. Além disso, a proposta da equipe é o desenvolvimento de um produto acessível, por isso buscam alternativas de baixo custo para que possam vender em pouco tempo.

Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.