A professora do Curso de Engenharia Química Fernanda de Castilhos está trabalhando em uma pesquisa sobre a produção de biodiesel. O projeto foi contemplado pela bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e busca alternativas que tornem mais viável a produção do combustível.
Segundo Fernanda, a tecnologia usada para produzir o biodiesel foi copiada dos Estados Unidos e tem muitas restrições quanto a matéria-prima a ser utilizada. No Brasil, usa-se o óleo de soja refinado como matéria prima. Esse óleo para por um processo de refino que encarece o produto. Em consequência disso, muitas usinas acabam falindo.
Outro problema levantado pela professora é a retirada de um item que faz parte da nossa alimentação para produzir combustível. Por isso, Fernanda pesquisa matérias-primas baratas, como os óleos vegetais não refinados, e a aplicabilidade com uma outra tecnologia que torne viável a produção de biodiesel.
Falamos um pouco sobre o projeto de pesquisa no texto “Tem interesse pela área de pesquisa? Entenda como funcionam as bolsas de produtividade do CNPq“. Para saber mais você pode entrar em contato com a professora pelo e-mail: fernanda.castilhos@ufsm.br.
Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.