Você descarta corretamente seus resíduos? Confira um resumo da Semana Nacional do Meio Ambiente!

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, o descarte inadequado de lixo motivou a instalação de um mural ilustrativo no hall do prédio principal do Centro de Tecnologia. A ação integra o projeto de extensão “Gestão de resíduos sólidos recicláveis no campus da UFSM, Camobi” e a disciplina de Educação Ambiental do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Colégio Politécnico. O trabalho finalizado na última quarta-feira (7) ficará em exposição por tempo indeterminado e se propõe a ser instalado também em outros locais.

mural coleta seletiva v2

Além disso, tivemos a Jornada Ambiental do CT promovida pelos cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental, mais o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e o Comitê de Meio Ambiente das Universidades do Grupo Montevidéu. Também no dia 7, abordou-se compostagem de resíduos orgânicos e operação e gestão de serviços de saneamento, respectivamente, pelo professor Peter Thomas da Universidade de Cuyo (AR) e pelo Luiz Antonio Bertazzo, gerente da São Gabriel Saneamento S.A.

Das conversas temáticas promovidas pela Prefeitura através da 2ª Semana Municipal do Meio Ambiente de Santa Maria, na quinta-feira (8) sediamos no auditório Wilson Aita uma importante discussão sobre a coleta de resíduos sólidos em Santa Maria (RS). Integraram a mesa de convidados os professores da UFSM dos departamentos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Zootecnia, bem como engenheiros da Prefeitura Municipal de Santa Maria e das empresas Conesul Soluções Ambientais e ANSUS Coleta e transporte de resíduos domiciliares e da saúde.

Mais sobre o Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado anualmente em 05 de junho. Além disso, através do Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, instituiu-se também em todo o território nacional a Semana do Meio Ambiente. A intenção é mobilizar e chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.