Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Trabalhos da UFSM são apresentados na maior conferência sobre microeletrônica da América do Sul

De 28 de agosto a 1º de setembro, docentes e alunos do CT participaram do congresso Chip on the Sands 2017, em Fortaleza (CE), que reuniu vários eventos da área de engenharia e computação para apresentar e discutir questões relevantes relacionadas com as principais áreas de pesquisa e desenvolvimento da microeletrônica. Na ocasião o professor do departamento de Eletrônica e Computação César Prior e os estudantes do curso de Engenharia de Computação Lucas Cielo Borin e Augusto Gouvêa Weber apresentaram trabalhos desenvolvidos dentro do Grupo de Microeletrônica (GMicro) da UFSM.

Dentre os eventos do congresso foram realizados o Fórum de Educação em Engenharia de Computação (FEEC) e 7th Workshop on Circuits and Systems Design (WCAS) – do qual o professor do departamento de Eletrônica e Computação João Baptista dos Santos Martins foi Program Chair.

O FEEC é uma oportunidade de exposição, análise e discussão dos principais aspectos, particularidades e dificuldades dos processos de ensino e aprendizagem dos cursos de Engenharia de Computação e relacionados. Nele que, na segunda-feira (28), Augusto e Lucas apresentaram, respectivamente, os artigos intitulados “Desenvolvimento de um chip educacional contendo 1KB de memória SRAM” e “Projeto de circuitos digitais integrados visando o ensino de eletrônica na formação em Engenharia de Computação”.

Já o WCAS é voltado à apresentação de metodologias de design inovadores e aplicação de tecnologias de design específicas em um contexto industrial, educacional e de pesquisa. Para este evento o professor César demonstrou algumas considerações sobre a topologia simplificada de interruptores tolerantes a tensão para estimulação elétrica funcional implantável, que estão relacionadas ao projeto “Módulos integrados para processamento de sinais biológicos”, coordenado pelo professor Cesar Rodrigues.

Além dos eventos citados, também faziam parte do Chip on the Sands: o 30th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design, o 2nd Symposium on Microelectronics Technology and Devices, o 17th Microelectronics Students Forum, o 2nd International Symposium on Instrumentation Systems, Circuits and Transducers e o Workshop IoT. O Chip in é uma série de eventos que começou em 2000 com o Chip in the Jungle, no estado do Amazonas.

Inicialmente atuando como um laboratório de projeto de circuitos integrados, o GMicro estendeu sua atuação e hoje é responsável pelas linhas de Pesquisa em Microeletrônica e Processamento de Sinais nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática. No programa de Pós-graduação em Informática o grupo também desenvolve trabalhos na área de Tolerância à Falhas. Para mais informações, você pode contatar os professores Cesar <cesar.prior@ufsm.br> ou João Baptista <batista@inf.ufsm.br>.