Presidente da Sociedade Brasileira de Computação realiza palestra na 15ª ERRC
Publicado em
Internet das coisas, cidades inteligentes, sistemas autônomos, big data e computação em nuvem foram alguns dos temas que serão abordados na 15ª Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2017) realizada entre os dias 25 e 29 de setembro. O evento é anualmente promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e esta edição esteve sob a coordenação geral do professor do departamento de Computação Aplicada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Carlos dos Santos. Ao longo dos anos, a ERRC tornou-se um dos mais importantes eventos científicos em redes de computadores no Rio Grande do Sul.
Este ano a programação contou com a participação de referências como a professora e pesquisadora Liane Tarouco, considerada uma das pioneiras da Internet brasileira, além de autora do primeiro livro de redes de computador do Brasil. Sua palestra foi após a abertura oficial, na terça-feira (26). Na ocasião, a convidada falou sobre internet das coisas, ou seja, sobre o modo como as coisas estão conectadas e se comunicam entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.
Outro destaque da programação foi Lisandro Granville, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A SBC é uma sociedade científica sem fins lucrativos que realiza ações para promover a computação e é composta por professores, pesquisadores, alunos, instituições e profissionais. Ele apresentou sua palestra “Programabilidade de Redes de Computadores: de agentes móveis a NFV” na última quarta-feira (27).
Em entrevista, o professor Lisandro explicou a importância da ERRC na promoção da área: “Esses eventos são acessíveis e podem representar a porta de entrada dos alunos de graduação ao ambiente acadêmico.” Para ele, a realização da ERRC pode ajudar também a promover a UFSM dentro da comunidade acadêmica e incentivar novos alunos a ingressarem na instituição. Além disso, acredita que o evento pode ter uma importância relevante na sociedade: “Os trabalhos científicos promovidos aqui, executados por alunos, são o avanço do conhecimento da área, o avanço da ciência.”
O professor Carlos Santos, organizador da ERRC, demonstrou satisfação quanto ao desempenho dos eventos realizados: “Os principais pontos positivos são o número expressivo de público e o grande engajamento dos alunos, que foi muito positivo em relação a outros anos.” A ERRC desse ano bateu o recorde de alunos participantes nas atividades.
Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.