
A equipe Bombaja UFSM garantiu o terceiro lugar geral na 22ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, realizada de 21 a 23 de novembro no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com um protótipo totalmente renovado e uma equipe marcada pela mudança de lideranças, o grupo representou o CT-UFSM entre dezenas de equipes universitárias que competiram em provas dinâmicas e avaliações de engenharia típicas do off-road.
Criada para simular condições extremas de terreno e exigir desempenho real de veículos off-road estudantis, o Baja SAE reúne protótipos projetados e construídos por alunos de engenharia. Na etapa Sul, os carros passam por desafios como suspensão e tração, aceleração, manobrabilidade, provas de resistência e apresentações técnicas avaliadas por engenheiros da indústria.

Ao longo dos três dias de competição, o protótipo do Bombaja, nomeado BJ-22, demonstrou agilidade e consistência, fatores decisivos para o desempenho final. O piloto da equipe e acadêmico de Engenharia de Telecomunicações, Joel Schaedler, destaca que o comportamento do carro surpreendeu positivamente. “O carro estava muito bom, um dos mais ágeis que eu já vi”, afirma. Ele também recorda o momento mais tenso da competição, vivido na prova de Top Split. Nela, os veículos enfrentam um percurso mais exigente, pensado para avaliar ao máximo a combinação entre eficiência do projeto e habilidade do piloto: “Quando outro carro bateu na suspensão traseira direita, foi muito tenso, porque ali poderia ter acabado a competição para a equipe.”
Outro desafio significativo enfrentado pelo piloto surgiu no Enduro, a prova mais longa e exigente da etapa. “Após uma hora de prova, o barro acumulado nas rodas deixou a direção muito pesada, e o barro no volante dificultava segurar”, relata. Apesar disso, ele destaca que o carro apresentou seu melhor desempenho no Top Split: “Ali o BJ-22 mostrou que tem muita capacidade para ser o melhor carro da competição.”

A preparação técnica da equipe, especialmente os ajustes finais na suspensão, influenciou diretamente no resultado. “Um dia antes da competição, mexeram nos amortecedores e o carro ficou muito mais esperto nas curvas”, conta o piloto. Para a próxima temporada, ele aponta melhorias pontuais: “O volante precisa ter uma pegada melhor, e o freio apresentou problemas que vamos corrigir.”
A renovação interna da equipe também marcou a edição deste ano. Rodrigo Júnior, o capitão do Bombaja destaca que o grupo superou as expectativas. “A equipe desempenhou muito bem na etapa Sul. Somos uma equipe nova, desde gerentes até a capitania, levando um protótipo novo e alcançando o terceiro lugar.” Ele explica que o maior desafio foi garantir que tudo estivesse pronto para a competição. “A preparação pré-competição foi intensa: deixar o BJ-22 pronto, organizar as apresentações de banners e manter a equipe alinhada.”

Para o capitão, o pódio representa um marco na trajetória do Bombaja. “O terceiro lugar representa algo que a equipe sempre buscou: performar entre os primeiros e demonstrar nossa capacidade, representando o CT-UFSM da melhor forma.” Segundo ele, a conquista também ajuda a orientar o trabalho para o próximo ciclo. “Vamos melhorar o protótipo, realizar mais testes e aperfeiçoar os conhecimentos dos nossos integrantes.”
O Bombaja UFSM encerra o Baja SAE – Etapa Sul 2025 celebrando não apenas o pódio, mas a consolidação de um novo ciclo interno, marcado por técnica, desempenho consistente e protagonismo em provas decisivas. Com 22 anos de existência, a equipe segue se renovando e mantém a competitividade e o engajamento em alta rotação. Para o professor orientador do projeto, Thompson Lanzanova e docente do Departamento de Engenharia Mecânica, o resultado também reforça a seriedade do trabalho realizado. “O desempenho na etapa Sul mostrou que empenho, comprometimento e seriedade alinhados à técnica levam a resultados concretos. Vamos aproveitar esse ponto de partida, aprimorar o que precisa ser melhorado e seguir construindo uma equipe cada vez mais forte”, afirma.

Texto por Lia Guerreiro, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Fotos: Lia guerreiro
Fonte: Site do CT-UFSM