Estudantes do CT participam de evento nacional de Engenharia de Produção

Na última semana, entre os dias 10 e 13 de outubro, foi realizado em Joinville (SC) o 37° Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Mais de 20 alunos da UFSM participaram do evento e 4 trabalhos foram apresentados, tanto da graduação quanto da pós-graduação.

Para a maioria dos alunos era a primeira vez que participavam do ENEGEP, mas o Nicolas Corim e Eriton Ceolin, que participaram também de edições anteriores, destacaram como diferencial o tema do evento deste ano que abordou a Engenharia de Produção e as novas tecnologias produtivas: indústria 4.0, manufatura aditiva e outras abordagens avançadas de produção. “Foi mais interessante”, julgaram.

A programação contou com apresentações de artigos, mini-cursos, visitas técnicas, premiações e palestrantes nacionais e internacionais. Atividades bem interdisciplinares porque como lembrou Mariana Minuzzi, estudante da UFSM que também participou do evento, “tem pesquisas que apontam que 80% das profissões do futuro ainda não existem, então vai de cada um pesquisar, se informar e se atualizar para que esteja preparado para uma dessas vagas.”

Um exemplo de como cada vez mais os conhecimentos de uma determinada área estão se conectando a outras é apontado pela Marcia Tusi que participou do mini-curso “Simulação em Hospital com o FlexSim Healthcare”. Nele os proponentes mostraram um trabalho em desenvolvimento no hospital Albert Einstein em que o mapeamento e simulação dos processos é feito para melhorar, entre outras coisas, a aceitação de mudanças. Marcia conta que “essa parte de engenharia de produção em hospital ainda não é muito disseminada, mas é uma parte que eu me interesso e achei ótimo ver palestras e mini-curso sobre isso.”

A avaliação que a caravana da UFSM fez sobre o evento foi boa. Ele é organizado anualmente pela ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção e reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção.