PET de Sistemas de Informação visita ONG Estação dos Ventos

O Programa de Educação Tutorial de Sistemas de Informação (PET-SI) visitou, no mês passado, a ONG Estação dos Ventos, onde foram realizadas atividades de caráter integrador. Durante a visita, os alunos organizaram uma sessão de cinema, com pipoca e refrigerante, para as crianças do abrigo, que assistiram ao filme “Moana: Um Mar de Aventuras”. A ação foi mais uma edição do projeto PET Visita, que consiste em realizar ações em entidades externas à UFSM para desenvolver atividades de lazer, como jogos, leituras de livros e sessão de cinema.

O projeto é realizado pelo PET-SI desde 2016, ocorrendo de duas à três edições por ano. O foco principal são comunidades carentes da cidade, como creches, centros sociais, lares e escolas. Durante as visitas são entregues alimentos não perecíveis ou outros itens arrecadados durante o ano pelo grupo.28277294_1781672228559724_2666247140876152137_n.jpg

Os estudantes do grupo relataram de onde surgiu a ideia e a motivação para a realização do projeto PET Visita: “Ele surgiu do nosso desejo em contribuir com a comunidade e fortalecer os laços entre o mundo acadêmico e a sociedade. Com a realização das atividades, procura-se, além de realizar a doação dos itens arrecadados, estabelecer uma conexão com os participantes ao proporcionar um momento de interação entre o PET e a entidade assistencial, através de brincadeiras, filmes e outras dinâmicas”.

Os membros do grupo ainda falam sobre a experiência de visitar a ONG Estação dos Ventos: “As atividades são sempre muito gratificante. Para nós, alunos, é um momento em que entramos em contato com uma realidade que, por muitas vezes, não está inserida em nosso cotidiano. Com isso, percebemos que até mesmo as pequenas ações podem trazer um impacto muito positivo no dia a dia das crianças de instituições mais carentes. Esperamos que a ação tenha sido tão proveitosa para elass quanto foi para nós”.

Devem ser realizadas mais duas edições do projeto em 2018, sendo a primeira prevista para o fim do semestre e a segunda para o fim do ano. O PET-SI arrecada alimentos como inscrição para atividades organizadas pelo grupo, como oficinas práticas, minicursos e palestras. Doações não previstas podem ser feitas a qualquer momento, na sala 1302B (Anexo C do prédio 7). Para mais informações, acesse a página do PET-SI no Facebook.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.