​“Painéis da Engenharia” vai abordar futuro da segurança contra incêndios

A Universidade Federal de Santa Maria sediará nos dias 17 e 18 de abril de 2018 a 11ª edição dos Painéis da Engenharia, evento promovido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS), com patrocínio do CREA-RS e apoio do Centro de Tecnologia da UFSM. Com o tema “O Futuro da Segurança Contra Incêndio”, o evento é voltado a estudantes e profissionais da área de Engenharia.

De acordo com o diretor-presidente do Senge-RS, Alexandre Wollmann, esta é a primeira edição do evento a ser realizada fora da região Metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa visa promover uma discussão sobre os avanços técnicos na área de prevenção de incêndios, principalmente após a tragédia da Boate Kiss: “Queremos olhar para a frente, refletir sobre as lições que tiramos desta tragédia”, afirma Wollmann.

Nos dois dias do evento, diversas palestras irão abordar temas como a legislação, regulamentação, resoluções e normas técnicas ligadas ao setor de Segurança contra Incêndios. Também serão apresentados exemplos de outros estados e países que podem contribuir para a área; a atual situação do ensino, pesquisa e certificação na área de Segurança contra Incêndios; cases em projetos, instalações, inspeções e manutenções; e discussões temáticas específicas, como o comportamento de estruturas.

A programação terá início na terça-feira (17), às 14h, com uma Palestra Magna, ministrada pelo professor João Paulo Correia Rodrigues, da Universidade de Coimbra (Portugal), com o tema “Segurança Contra Incêndio – Aprender com o passado para prevenir o futuro”. Ao longo do evento, também estão confirmadas as participações dos professores Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (UFRGS), Ângela Gaio Graeff (UFRGS), Fabrício Longhi Bolina (Unisinos), Walter Negrisolo (USP), Valdir Pignatta e Silva (USP) e Rogério Cattelan Antocheves de Lima (UFSM), bem como de Rogério Lin (ABPP), Carlos Cotta Rodrigues (Instituto de Engenharia), Alexandre Rava Campos (Senge-RS) e Vladson Athayde (UL do Brasil).

A 11ª edição dos Painéis de Engenharia será realizada no auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia, no Campus Sede da UFSM, em Camobi. Interessados devem se inscrever pelo site. A inscrição custa R$ 40 para estudantes e sócios do Senge-RS, e R$ 80 para profissionais. O valor arrecadado com as inscrições será revertido em doação à Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Os estudantes inscritos ganham gratuidade na associação ao SENGE em 2018 na categoria Sócio Estudante.

As inscrições e programação completa podem ser acessadas no site do Senge-RS.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor