Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Profissão de Engenheiro Aeroespacial é regulamentada pelo CONFEA



O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) regulamentou, no dia 28 de setembro, a profissão de Engenheiro Aeroespacial como uma função com atribuições específicas. Isso permite que os graduados na área sejam habilitados no sistema CONFEA como Engenheiros Aeroespaciais. Antes disso, eles eram habilitados como Engenheiros Aeronáuticos, no entanto, esse escopo é mais restrito quanto às funções realizadas.

O CONFEA é um conselho de fiscalização profissional, responsável pela regulamentação e julgamento final no Brasil das atividades profissionais relacionadas a Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia, possuindo mais de trezentos títulos profissionais, nos níveis técnico e superior, além de anotar também títulos de pós-graduação.

Implementado na UFSM em 2015, o curso de Engenharia Aeroespacial busca formar profissionais capacitados na área de tecnologia aeronáutica e espacial, com conhecimentos interdisciplinares aprofundados. Por ser uma profissão que necessita de estudos aprofundados em diversas áreas, a Engenharia Aeroespacial é recomendada para aqueles que tem paixão pelos estudos do ramo: “para quem gosta de ser desafiado, tem um espírito multidisciplinar e é apaixonado por aeronáutica e espaço ou engenharia em geral”, comenta o coordenador do curso, André Luís da Silva.

O professor André se mostrou animado com o registro da profissão junto ao CONFEA e adiantou os primeiros passos do curso para garantir a habilitação correta dos egressos da UFSM no mercado de trabalho: “ainda não estamos cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). É preciso abrir um processo específico para isso, similar a um processo de reconhecimento. Somente depois disso os egressos do nosso curso poderão pleitear seu registro profissional. O pedido será ser encaminhado em breve”.

Confira a Resolução Nº 1.106 na íntegra.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-1605

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes