Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Direção e coordenações de curso do CT promovem I Workshop CDIO



Reunião durante o I Workshop CDIO

Foi realizado nos dias 07 e 08 de outubro, no Centro de Tecnologia, o I Workshop CDIO para professores, aberto também a técnicos-administrativos em educação e alunos interessados no tema. O CDIO (conceive, design, implement, operate) é um método inovador do ensino de Engenharia, que tem origem no Massachussets Institute of Technology (MIT). As atividades do workshop foram conduzidas pelo professor coordenador do curso de Engenharia de Produção no Centro Universitário Toledo Araçatuba – UNITOLEDO. Na Unitoledo os cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Produção, Química e Agronomia já adotam o metódo CDIO, desse modo, o professor Sérgio Mazini apresentou o case e trocou experiências com os participantes do evento.  

Na segunda-feira (07), aconteceu uma palestra aberta a toda a comunidade acadêmica, para apresentar a iniciativa CDIO, o case da Unitoledo e iniciativas UFSM. Pela tarde foi feito o Workshop de aplicação de questionário para diagnóstico institucional e de levantamento de informações sobre a situação atual e futura, baseada nos Standards e Syllabys. E na terça (08), encerrando as atividades, ocorreu o Workshop sobre a elaboração do plano de ação para implantação da iniciativa CDIO e orientações sobre informações necessárias ao ingresso na mesma. 

De acordo com o professor Sérgio é importante destacar as mudanças feitas nas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia, e a principal dúvida que surgiu é como a iniciativa do CDIO é estruturada: “O principal desafio é dentro de cada instituição avaliar como a iniciativa consegue contribuir para a estruturação dos projetos de curso baseados na nova diretriz”, salienta. E para o professor Lucas Bellinaso, um dos organizadores do evento, o workshop é interessante também para os alunos porque o CDIO está alinhado ao ciclo de vida de produtos e processos, que é o que um engenheiro fará depois de formado. 

O diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan, fala sobre a necessidade de rever constantemente a formação de graduação: “O que o CT vai fazer é oportunizar a todos os coordenadores diferentes metodologias de ensino novas que podem passar a fazer parte dos Projetos Pedagógicos dos cursos (PPCs). Como novas metodologias de formação através de disciplinas diferenciadas que tem a visão de formação do aluno ligado ao século 21, mais empreendedor, inovador e que faça diferença no contexto social uma vez formado.” Ele ainda salienta que um dos planos da Direção é através do Fórum de Coordenadores de Graduação fazer reuniões periódicas para discutir boas práticas e auxiliar na definição da formação profissional dos alunos.

Na semana da JAI a Direção do CT realizará um segundo encontro dos coordenadores e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) visando discutir os próximos passos a partir do workshop CDIO.

Clique a seguir e confira a transmissão das apresentações do I Workshop CDIO:  

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-2969

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes