Pela segunda vez, equipe da UFSM conquista 1º lugar em competição latino-americana de nanossatélites

Duas equipes da UFSM venceram o CubeDesign 2021, maior competição latino-americana de Nanossatélites organizada pelo INPE e sua PG. A Equipe DracoSat conquistou o 1º lugar na categoria CanSat, e a equipe SpaceLab UFSM ficou em 2º lugar na categoria CubeSat, que é a mais complexa da competição. Ambas as equipes foram orientadas pelo Prof. Eduardo Bürger DEM/CT, do curso de Eng. Aeroespacial.

A equipe Dracosat foi formada a partir da disciplina de CPIO III (disciplina prática da iniciativa internacional CDIO, da qual os cursos do CT fazem parte)

A equipe SpaceLab UFSM já representa a UFSM em competições de nanosats desde sua criação em 2019, quando com o nome de “Ready, Sat, Go!” trouxe à UFSM o troféu de 1a colocada na mesma competição. (https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ct/2019/08/23/equipe-da-ufsm-vence-competicao-de-nanossatelites/)

A competição deste ano ocorreu totalmente online, nela os alunos recebiam treinamentos e depois realizavam diversas missões simuladas com o uso de softwares providos pelos apoiadores do evento, como o Matlab Simulink. Além de diversos brindes, as equipes vencedoras também receberão um curso em ferramenta de simulação e análise de sistemas lecionado pela empresa apoiadora do evento.

Essa conquista reforça o alto nível das atividades desenvolvidas no Centro de Tecnologia da UFSM e de seus alunos, que cada vez mais têm se destacado em competições regionais, nacionais e internacionais.

Equipe Dracosat: André Costa, Isadora Horita, Laura Reisdorfer e Maria Carvalho

Equipe SpaceLAB UFSM: Leonardo Alexandrino, Arthur Precht, Lucas Colovini e Danillo Vieira.

Com informações do Professor Eduardo Bürger.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!