Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

AGGITEC e PRPGP abrem seleção FIT EMPREENDE

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) e a Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (PRPGP), abrem as inscrições para a seleção FIT EMPREENDE. Serão concedidas Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação a alunos da UFSM participantes dos projetos selecionados. Os docentes devem realizar as inscrições até o dia 29 de junho pelo Portal do Professor ou pelo Portal de Recursos Humanos da UFSM.

O Edital FIT EMPREENDE tem como objetivo apoiar a execução de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Os projetos devem ter impacto tecnológico, industrial e aplicabilidade na resolução das demandas apresentadas pelas empresas incubadas na Pulsar Incubadora da UFSM, Incubadora Tecnológica de Santa Maria e na Incubadora Tecnológica da Universidade Franciscana.

O projeto inscrito deve ter data de encerramento a partir de 01 de setembro de 2023, e apresentar inovação tecnológica e caráter científico. Na proposta, deve constar a resolução pontual das demandas apresentadas em anexo no Edital e atividade com aplicabilidade prática.

Para realizar as inscrições do projeto pelo Portal, o docente deve acessar “Outros, Solicitação de bolsas e Auxílios para Projetos, Nova Solicitação”, escolher o programa FIT EMPREENDE e anexar os documentos em formato PDF. Os documentos exigidos são: Plano de Trabalho Individual dos Bolsistas, Carta de Concordância assinada pela empresa dominante e Ficha de Avaliação do Professor (enviada no seu formato original).

Cada docente pode solicitar até 3 bolsas de iniciação tecnológica, desde que cada bolsa atenda a uma demanda distinta. Deve ser encaminhado um plano de trabalho individual detalhado para cada bolsista. O valor das bolsas será de R$400,00 mensais para alunos do ensino superior e R$270,00 para alunos de ensino profissionalizante, ambas com duração de 12 meses. Os bolsistas devem cumprir as atividades estabelecidas no Plano de Trabalho em uma jornada de 20h semanais.

Para receber a bolsa, o aluno da UFSM deve estar matriculado em cursos da graduação ou em cursos profissionalizantes das escolas técnicas da UFSM, estar cadastrado no projeto de pesquisa vigente, ter os dados pessoais atualizados no DERCA e no Portal do Aluno, possuir Currículo Lattes na base do CNPq, possuir conta pessoal em qualquer banco e não ter vínculo com qualquer outra bolsa da instituição (exceto bolsas de permanência).

Das bolsas oferecidas, 5 serão destinadas aos projetos mais bem avaliados pela banca no Edital FIT EMPREENDE 017/2021, desde que seja submetido uma nova proposta de trabalho.

O resultado inicial será divulgado no Portal do Professor no dia 11 de julho, e os docentes têm até o dia 13 para solicitar as reconsiderações, que serão divulgadas no dia 18. O resultado final será divulgado no dia 21 de julho e a seleção de bolsistas deve ser feita até 11 de agosto.

Para mais informações, acesse o Edital.

Com informações do Edital N° 021/2022

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!