Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

FIPE 2023 contempla 38 projetos de pesquisa do Centro de Tecnologia



O resultado do edital do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE) de 2023 foi divulgado na última quinta-feira, dia 12 de abril. O programa de concessão de bolsas e auxílio a pesquisa contemplou 38 projetos do Centro de Tecnologia. O valor total de recursos distribuídos aos projetos do CT é de R$148.294,11. A Arquitetura e Urbanismo e a Engenharia Sanitária e Ambiental foram contemplados com a aprovação do maior número de projetos, sendo 5 em cada departamento.

Foram 3 projetos selecionados no programa FIPE ARD, 8 no programa FIPE Júnior e 27 no programa FIPE Sênior. O programa FIPE Sênior é destinado aos servidores que concluíram seu doutorado antes de 01 de janeiro de 2018, enquanto os programas FIPE Júnior e FIPE ARD são destinados àqueles que concluíram seu doutorado após 31 de dezembro de 2017. Os projetos aprovados serão contemplados com o custeio de bolsas, materiais de consumo e outros serviços de terceiros como incentivo à continuidade da pesquisa.

A seleção pública e indicação de bolsistas dos projetos contemplados deve ser realizada entre os dias 17 e 28 de abril. As bolsas são no valor de R$500,00 e tem duração de oito meses, com início no dia 01 de maio e término no dia 31 de dezembro de 2023. Os servidores que não publicaram o edital de seleção de bolsistas na página da respectiva unidade serão desclassificados, implicando no repasse da cota para o próximo docente classificado. Caso algum dos projetos na suplência seja chamado, não há garantia que todo o valor solicitado esteja disponível. A indicação para os bolsistas deve ser realizada exclusivamente no Portal do Professor e o termo de compromisso de bolsista deve ser anexado no Portal de Projetos até o dia 28 de abril.

O projeto “Técnicas de desenvolvimento de baixo impacto”, da professora Rutineia Tassi, foi um dos contemplados pelo programa FIPE Sênior. Os recursos distribuídos irão incentivar a continuidade da pesquisa, oferecendo bolsas aos estudantes que participam do projeto. A atuação dos bolsistas no projeto promovem o compartilhamento de conhecimento acadêmico e uma maior aproximação com pesquisas científicas, que desenvolvem a vida acadêmica e a pesquisa. Os bolsistas trabalham com diferentes ferramentas computacionais e desenvolvem programas para atender as finalidades da pesquisa, além de colaborar com os discentes da Pós-Graduação. No projeto, os bolsistas trabalham com diferentes ferramentas computacionais e desenvolvem programas para atender as finalidades da pesquisa, além de colaborar com os discentes da Pós-Graduação. Rutineia acredita que os alunos que têm a oportunidade de atuar como bolsista de Iniciação Científica também são melhor preparados para a atuação profissional, “uma vez que ele passa a compreender a necessidade de estar sempre procurando acompanhar as evoluções da tecnologia e de desenvolvimento de novos processos e materiais”. Ela também explica que os alunos bolsistas aprender a resolver problemas de forma mais sistemática, tendo mais facilidade em aplicar seus conhecimentos.


Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4251

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes