PPGEAMB teve a primeira defesa de tese de doutorado

Doutoranda da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, defendeu sua tese de doutorado sanduíche

Na segunda-feira, dia 17 de julho, às 13h30, no Auditório Pércio Reis, Jandira Leichtweis, foi a primeira aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAMB) a defender sua tese. O trabalho intitulado “Biochar como suporte de fotocatalisadores a base de ferro para degradação de poluentes aquosos via processo foto-fenton heterogêneo”, foi realizado com orientação do Prof. Dr. Elvis Carissimi, coorientação da Dr. Siara Silvestri e orientação do Dr. Mathias Ulbricht na Alemanha durante o doutorado sanduíche.

O PPGEAMB da Universidade Federal de Santa Maria, iniciou suas atividades no ano de 2012, oferecendo o nível de mestrado acadêmico, sendo autorizado com Conceito 4 pela CAPES, na avaliação quadrienal. Em um marco significativo para o PPGEAMB, em agosto de 2019, foi implementada a primeira turma de doutorado. Nesse momento, a discente Leichtweis ingressou no Programa, logo realizou intercâmbio no México, na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), iniciou sua contribuição para o desenvolvimento da pesquisa e formação de doutorandos na área de Engenharia Ambiental. A acadêmica em seu retorno destacou a importância da viagem para sua pesquisa e a pandemia vigente: “Quando voltei, eu já tinha conseguido realizar grande parte da etapa experimental do meu doutorado e estava cheia de planos futuros. Infelizmente, em março de 2020 começou a pandemia e junto com ela as incertezas”.

Mesmo neste contexto, a discente se inscreveu no edital da CAPES/DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico em setembro de 2020 para concorrer a uma bolsa de doutorado sanduíche na Alemanha. Leichtweis conversou sobre esse desejo de realizar o doutorado sanduíche com o Prof. Dr. Carissimi: “Desde o início comentei com meu orientador sobre minha vontade de fazer doutorado sanduíche na Alemanha, pois já havia morado lá e pelo fato de me identificar com o país. Lembro como se fosse hoje, muita correria, prazos curtos, milhões de documentos para juntar e o mais difícil, achar um orientador que aceitasse me orientar em uma Universidade Alemã, que trabalhasse com algo similar ao que eu trabalho, que tivesse infraestrutura para atender minhas demandas e que permitisse que eu atingisse objetivos além dos possíveis de serem executados no Brasil. Tendo conseguido juntar todos os documentos e atendendo a todos os quesitos, fiz minha inscrição”.

Infelizmente, em março de 2021 o resultado foi negativo. Porém, em setembro de 2021 as inscrições foram reabertas. Leichtweis ressaltou estar desanimada e sem vontade de se inscrever outras vez decorrente ao resultado não desejado na última vez mas sob orientação e encorajamento de Carissimi a discente submeteu sua candidatura novamente e foi surpreendida positivamente em março de 2022: “Foi uma mistura de sentimentos, uma alegria enorme, não conseguia acreditar, pois sim, eu iria para a Alemanha”, salientou Leichtweis.

Durante sete meses, a Universidade de Duisburg-Essen (UDE), sob supervisão do professor Dr. Mathias Ulbricht, recebeu a aluna intercambista que destacou a relevância do doutorado sanduíche e de todo o aprendizado recebido: “Durante esses meses eu vivi e aprendi coisas que jamais terei tempo o suficiente para agradecer. Foi uma temporada maravilhosa, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Convivi com colegas incríveis que me inseriram no grupo de trabalho e dessa forma juntamos nossos conhecimentos para realizar um trabalho inédito voltado à melhoria de processos para o tratamento de águas residuais”.

Essa experiência serviu como desenvolvimento além do esperado e os frutos ainda serão colhidos com a redação e publicação de artigos científicos inovadores, além das parcerias firmadas pela acadêmica. “Agora, eu volto para o Brasil para defender minha tese de doutorado na UFSM com a sensação de dever cumprido, me sentindo muito mais qualificada e preparada para atuar como pesquisadora, tendo adquirido experiências e uma bagagem prática que só é possível através da interdisciplinaridade proporcionada com a convivência com outras culturas”, destaca Leichtweis. A discente ainda reitera agradecimento à UFSM, aos seus orientadores e ao DAAD pela bolsa de estudos concedida.

A dedicação ao programa, o empenho na produção de publicações acadêmicas e a busca pela internacionalização foram fundamentais para promover avanços significativos e obter o reconhecimento da CAPES. Na última avaliação quadrienal, o PPGEAMB alcançou uma conquista notável ao aumentar sua nota de 4 para 5. Esse progresso foi recebido com grande entusiasmo e satisfação tanto pelos discentes quanto pelos docentes do Programa. O avanço na avaliação reflete o comprometimento e a excelência das atividades acadêmicas, consolidando ainda mais a qualidade e relevância do PPGEAMB no cenário acadêmico e científico.

Com informações de: Prof. Dr. Elvis Carissimi e Jandira Leichtweis

Editado por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!