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Projeto Ponto de Partida (PPP): Uma Abordagem Inovadora para o Ensino de Rodovias

Alunos ganham experiência prática e conhecimento participando de simulações de Audiência Pública e competições internas para planejar uma rodovia real, aplicando indicadores de desempenho e sendo premiados.



O professor Alejandro Ruiz Padillo, que ministra a disciplina Rodovias 1, teve a iniciativa de incorporar o Projeto Ponto de Partida (PPP) às suas aulas do primeiro semestre de 2023. O objetivo é proporcionar uma abordagem lúdica, realista e didática para o ensino prático de rodovias durante a graduação. Para isso, é realizada uma simulação de Audiência Pública com consórcios e equipes, incluindo competições internas dentro da Universidade Federal de Santa Maria, bem como uma competição externa contra a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto também culmina com a abertura de envelopes no final, revelando os resultados obtidos.

Estudo de Traçado 

Inicialmente, é conduzido um estudo de traçado, no qual equipes em duplas são formadas, criando empresas e constituindo consórcios. O objetivo desse estudo é planejar a construção de uma rodovia que ligaria as localidades de Coronel Pilares e Roca Sales, no Rio Grande do Sul, onde atualmente não há uma rodovia. Os estudantes propõem diferentes alternativas de traçado e avaliam qual delas é a mais adequada para ligar essas duas localidades. Nesse processo, é realizada uma simulação de Audiência Pública, na qual uma banca externa avalia as propostas e seleciona a melhor alternativa. As equipes que funcionam como empresas dentro da disciplina obtêm a documentação necessária e elaboram um contrato social simulado para participar da simulação de uma Concorrência Pública. Essa simulação visa determinar qual empresa seria contratada para executar o projeto da rodovia.

Divisão de lotes 

Após a tomada de decisão da banca, cada empresa dos consórcios é designada para um lote específico, dividindo a extensão da rodovia em localidades distintas. Por exemplo, o Lote 1 pode compreender o trecho entre os pontos A até B, enquanto o Lote 2 abrange o trecho entre os pontos C até D na mesma rodovia. Posteriormente, esses lotes são reunidos ao final do processo. Nesse ponto, são aplicados indicadores de desempenho para avaliar o desempenho de cada lote. A análise abrange uma variedade de indicadores e critérios relevantes. Ao considerar o conjunto de todos esses indicadores, é possível determinar qual lote apresenta o melhor desempenho dentro da UFSM. Os indicadores de desempenho contribuem para uma avaliação mais objetiva da qualidade e eficácia de cada lote na execução do projeto rodoviário.

Competição contra a UFRGS 

O professor Daniel Sergio Garcia, responsável pela disciplina de Rodovias na UFRGS, é o idealizador do PPP. Em conjunto com o professor Alejandro Ruiz Padillo, que replicou o projeto na UFSM, eles avaliam os lotes das duas universidades utilizando os mesmos indicadores. Essa abordagem permite uma comparação equitativa entre os lotes de ambas as instituições, visando determinar quais deles se destacam e são considerados vencedores com base nos critérios preestabelecidos.

Resultados

No dia 14 de agosto, durante a aula da disciplina de Rodovias 2 ministrada pela professora Tatiana Cureau Cervo, o professor Padillo anunciou os vencedores dos Lotes, e ambos foram atribuídos aos alunos da UFSM. A equipe “Equipe RD Engenharia”, do Lote 1, era composta por: Arthur da Costa Tonin, Eluize Nascimento de Oliveira, Enzo Dantas Rossi e Mateus Haas. A equipe “Equipe MOV Engenharia”, do Lote 2, era composta por: Michéli Beatriz Lenz e Verenice de Oliveira Abbadie. Como prêmio, os dois melhores lotes da UFSM e os dois melhores lotes da UFRGS terão um um livro publicado pela editora da UFRGS contendo um capítulo para cada lote. Além disso, os discentes da UFRGS receberam um prêmio em dinheiro proveniente de patrocinadores, metade desse valor foi doado para uma entidade beneficente.

 

Aprendizado e Experiência

O professor Padillo destacou a conquista de implementar o projeto em sua disciplina como um meio de enriquecer o aprendizado e a experiência dos discentes: “Eu vejo um ganho muito significativo em termos de aprendizado, principalmente no que diz respeito à vivência real desses trabalhos em equipe, gerenciamento de tempo e gestão de pessoas em um contexto colaborativo. Os estudantes conseguem acompanhar todas as fases de um projeto, desde o início até a conclusão, seguindo os mesmos padrões que irão aplicar após formados, utilizando todos os recursos disponíveis e seguindo as diretrizes do DNIT. Isso permite que os alunos internalizem melhor o conteúdo. Apesar de ser um processo trabalhoso e cansativo, eu acredito que o resultado final vale muito a pena.”

A capitã da equipe vencedora do Lote 1, Eluize Nascimento de Oliveira, enfatizou a importância desse projeto na formação do grupo: “A experiência é incrível, pois percorremos todas as etapas de planejamento de uma rodovia. Começamos com um estudo de traçado no qual avaliamos várias alternativas, promovemos debates e aplicamos raciocínio lógico para determinar a melhor rota para a rodovia. Além disso, utilizamos dois softwares que são amplamente usados no mercado de trabalho, o que nos proporcionou um aprendizado valioso. Embora tenha sido desafiador devido à complexidade dessas novas ferramentas, o resultado final é compensador, pois conseguimos projetar uma rodovia real! Participar desse projeto é extremamente enriquecedor, pois nos permite ir além da teoria e realmente aplicar o conhecimento na prática.”


Texto por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

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