Docente do PPGAUP conquista a etapa estadual do Prêmio IAB-RS na categoria Cultura Arquitetônica

Esta foi a segunda passagem de Ricardo Rocha no prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (RS), desta vez pelo livro “Arquitetura Brasileira do Século XX: ensaios para uma história outra”

O docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Ricardo Rocha, conquistou o prêmio da etapa estadual do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS). O prêmio tem como objetivo divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos(as) e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul. Ricardo é o vencedor da categoria Cultura Arquitetônica pelo livro “Arquitetura Brasileira do Século XX: ensaios para uma história outra”. A cerimônia de entrega foi realizada durante o evento “Noite da Arquitetura”, no dia 18 de dezembro, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

A categoria que Ricardo concorreu é destinada a publicações ou exposições. Em seu caso, a publicação do livro relata o ponto de vista de um representante da história canônica sobre a arquitetura brasileira do século XX, tratando de micro-história. O expediente por trás do uso do rótulo é claro e objetiva manter à margem pontos de vista questionadores. Posta em xeque por todos os lados neste século 21, a história canônica ou canonizante, não obstante, vê seus alicerces balançarem. Como nota o pesquisador argentino Luís Müller, no prefácio deste livro, “os ensaios aqui contidos propõem justamente questionar as estruturas centrais da história canônica a partir das margens, de temas e personagens esquecido(a)s ou obliterado(a)s. É o que insinua o autor, ao lembrar a tradição casuística, principalmente com relação ao caso marginal, em sua capacidade de iluminar o todo. É o que encontrará o leitor ao longo destas páginas: fenômenos, acontecimentos e estruturas sociais; indivíduos, grupos e comunidades de sentidos; micro-história e história total – uma viagem por cinco ensaios como em um Grand Tour historiográfico”.

As inscrições para o prêmio aconteceram de forma gratuita para qualquer arquiteto(a) gaúcho(a) ou residente no estado filiado ao IAB-RS. As premiações são realizadas em duas etapas: a primeira é a seleção estadual, organizada pelos departamentos, cujo o primeiro resultado é divulgado pelos departamentos/vice-presidências organizadoras. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram os responsáveis por esta etapa, revelando os vencedores do Prêmio IAB 2023.  A segunda etapa é finalizada e coordenada pela direção nacional do IAB, as propostas premiadas na etapa estadual serão encaminhadas automaticamente para a Etapa Nacional. Ricardo agora está concorrendo na etapa nacional, o período de julgamento já iniciou e a divulgação do resultado final está prevista para dia 19 de janeiro de 2024.

O IAB mantém uma longa tradição de reconhecimento e consagração da arquitetura e do urbanismo, Ricardo enfatiza sua expectativa para que a premiação se torne anual, ele esteve presente na cerimônia de entrega do prêmio e destaca sua experiência durante o evento: “Minha categoria foi a última a ser anunciada na cerimônia. Na verdade, tratava-se de um evento comum de várias entidades de arquitetos(as), encabeçada pelo CAU RS, com várias premiações. O Distrito Criativo de Santa Maria, com intensa participação da UFSM, foi premiado pelo CAU/RS, por exemplo. Foi uma cerimônia marcante, do ponto de vista pós pandemia – a premiação anterior do IAB-RS foi online – de confraternização entre arquitetos(as) de todo o Rio Grande.”

A premiação anterior que Ricardo comenta foi a etapa estadual de 2021, quando ele também foi vencedor na categoria Cultura Arquitetônica com o livro “Livros, Leituras e Bibliotecas – História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira”, e na etapa nacional recebeu uma menção honrosa pela obra. As premiações do IAB RS abrangem a atividade acadêmica, tanto de trabalhos de conclusão de curso, quanto de profissionais. O docente ressalta: “É um reconhecimento da qualidade da produção arquitetônica gaúcha, congregando academia e profissionais e divulgando a arquitetura, o urbanismo, o paisagismo e o patrimônio arquitetônico para a comunidade”

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jaqueline de Araújo, também foi premiada por seu trabalho de conclusão de curso (TCC), que defendeu em 2022, e recebeu na categoria Destaque o Prêmio José Albano Volkmer, cujo objetivo é valorizar e divulgar a produção acadêmica gaúcha. Sob sob a orientação da professora Karla Coelho, o tema foi a Requalificação Urbana: Bairro Urlândia.

Para quem tiver interesse em concorrer ao prêmio, o primeiro passo é se filiar ao IAB-RS. Mais informações podem ser encontradas por meio do site do IAB-RS ou do IAB-Brasil.

Texto por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!